- Praça Cívica completa mais uma década: veja sobre a história e destaques atuais do local - 12 de agosto de 2023
- Mulheres na Ciência: o que mostram as pesquisas - 7 de julho de 2023
- Mês do Orgulho em Goiânia: saiba onde celebrar - 16 de junho de 2023
Ocorreram, no último fim de semana (30 e 31), os jogos da oitava semana do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). Transmitida pelos canais oficiais do evento na Twitch e Youtube, a batalha entre as dez equipes participantes foi sediada em São Paulo, no estúdio da Riot Games, empresa desenvolvedora do jogo de computador, com início às 13h em ambos os dias.
O time fundado em 2017 por Jaime ”raizen” Pádua obteve a 14ª vitória em meio aos ilustres embates no fim de semana, que englobaram também a eliminação da Flamengo Los Grandes contra a Miners.
Seguindo a tradição das outras rodadas, foi escolhido o Craque da Semana, título reivindicado por Envy (Bruno Farias) da FURIA. O desempenho do jogador incendiou ainda mais a competitividade no torneio, evidente nas provocações por parte da sua equipe, que afirmou nas redes: “não vamos tirar o pé do acelerador nessa reta final”. A adversária, paiN Gaming, também deu declarações após a derrota: “não estamos felizes com a situação e vamos continuar trabalhando incansavelmente para os playoffs“.
RED Canids, que participou remotamente devido à confirmação de casos de COVID-19 entre os jogadores, obteve vitória contra a LOUD no segundo dia. Em entrevista concedida, Carlos Eduardo Ramos Duarte, estudante de engenharia e apreciador de E-sports, afirma: “Os times estavam ansiosos, tendo em mente a importância da etapa. Esse nervosismo ocasionou jogadas que, de tão bagunçadas, provocaram riso na plateia e narradores. Foi bem acirrado e ambos lados tiveram muitas eliminações, mas a RED levou a melhor”. O top 5 da competição se encontra, portanto, na seguinte ordem: FURIA Esports, paiN Gaming, RED Canids Kalunga, LOUD e KaBuM! Esports.
Os competidores são motivados por um prêmio de R$400.000,00 por split (etapa), além da vaga no Campeonato Mundial de League of Legends, que ocorrerá no México e Estados Unidos em setembro.
O jogo ocorre em um esquema de 5 contra 5, e a vitória de uma partida é dada ao time que destruir o Nexus (estrutura principal) do seu adversário. Caso vença, a equipe recebe 3 pontos na tabela e, em caso de empate, apenas 1 ponto é adicionado. O jogo foi lançado em 2009 e o campeonato brasileiro apareceu 4 anos depois, permanecendo até hoje como a maior disputa de E-sports do país.