- Aumento dos preços das passagens de ônibus durante as férias de julho em Goiânia - 7 de julho de 2023
- Discurso PL e o Marco Temporal - 16 de junho de 2023
- Abalo dos povos Indígenas na aprovação do Aceleramento do Processo do PL 490 e o Marco Temporal - 26 de maio de 2023
O projeto de implementação da Biofix traz discussão para povo karaja, e foi realizada no dias 11 e 12 de julho na aldeia Santa Isabel do Morro. Durante a reunião dos representantes indígenas com a empresa, o cacique da aldeia Fontoura disse: “não podemos entregar a nossa parte da terra para desmatar por este projeto”.
Assembleia Geral do Karaja foi tratado sobre a implementação do Credito carbono na Ilha do Bananal – TO. Os 15 representantes que estiverem presentes na reunião falaram muito a respeito do projeto REED+, mas alguns não concordaram, fora os 8 que recusaram sua implantação.
Os moradores da Aldeia também participaram da discussão entre os representantes e a empresa Biofix. No primeiro dia da reunião os servidores da Biofix explicaram como vai funcionar e o que vai trazer para Ilha do Bananal – TO, e a empresa da Colômbia. e Segundo dia e os 8 representante que recusaram a participarem, e mandaram recados que tem a ‘ Protocolo’, e por isso que os organizadores da reunião se afastaram um pouco da local para espera até resolve o ‘Protocolo’. Mas com os 8 representantes que não querem aceitam o projeto e participam e consideraram como minoria, os 15 represantes considerados maioria. E continuaram a reunião para decidirem se o projeito vai ter parceria com os povo Karaja. E o povo Karaja aceitaram o projeto da “Biofix.
E o objetivo da projeto Implantação REED+(Redução de Emissões Resultantes do Desmatamento e da Degradação de Florestas), que recompensa financeiramente comunidades que preservam as florestas diminuindo a poluição e o avanço das mudanças climática.