Tempo de leitura: 2 min

TRABALHADORES QUE SÃO DONOS DOS PRÓPRIOS NEGÓCIOS RECEBERAM APENAS 76% DA RENDA HABITUAL NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020.

A economia brasileira foi bastante afetada pela pandemia de Covid-19, impactando muitos Estados, inclusive Goiás, uma vez que inúmeras empresas e trabalhadores foram incapacitados de trabalharem por decorrência do lockdown estabelecido como meio de conter o vírus. Entre esses trabalhadores, o grupo mais afetado foi o de autônomos, como mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresentou dados comprovando que esse grupo foi o mais prejudicado em termos de queda de rendimento no ano de 2020.

De acordo com a pesquisa, esses trabalhadores receberam apenas 76% da renda habitual no segundo trimestre de 2020, atingindo 90% dessa renda no quarto trimestre do mesmo ano. Apesar desses dados, algumas pessoas conseguiram aumentar suas vendas, já que adotaram os meios de vendas online. ”Sim as vendas aumentaram bastante, até hoje tem clientes que nem voltaram à loja e preferem comprar de forma online”, como afirma a lojista Nilza Gonçalves.

Como um meio de salvar seus negócios e uma alternativa de uma renda extra, muitos autônomos aderiram à ideia de fazer vendas online, posto que elas são acessíveis para um número muito maior de consumidores.

“Não recebi um auxílio do governo porque minha empresa estava inapta.”, é o que diz Nilza Gonçalves. Essa é mais uma das muitas dificuldades enfrentadas por Nilza e por vários outros tralhadores, que assim como ela não receberam nenhum tipo de apoio do governo.

7 thoughts on “Trabalhadores autônomos lutam contra dificuldades da pandemia da Covid-19 em Goiás”
  1. Extremamente necessário falar sobre essas pessoas que estão nitidamente sem amparo algum nesse momento de crise. Parabéns pela notícia, Samanta! Acredito que ela atendeu o maior critério de noticiabilidade em questão de interesse público.

  2. Parabéns Samantha, ótima notícia dada a importância do tema durante os dias atuais. Adorei ler!!

  3. Ótima matéria, realmente o período de pandemia foi muito difícil para todos, muitos setores foram atingidos. Parabéns pela dedicação, continue com seu ótimo trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *