- Dilema - 2 de setembro de 2022
- Luca: os excluídos têm sempre que se ajudar - 12 de agosto de 2022
- Violência policial: o que é, por que acontece e como controlar - 30 de julho de 2022
Luca é um filme suave, que traz coisas sutis ao seu texto, que nos faz pensar. Questões como a inocência de uma amizade sincera e a intolerância, além dos mais diversos tipos de relações familiares, são temas que aparecem no filme. O filme foi lançado no dia 18 de junho de 2021 com duração de 1 hora e 35 minutos, abordando assuntos sérios de forma leve e lúdica, tornando-o divertido para crianças e reflexivo para os adultos.
Em Luca, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre o jovem Luca, um menino-peixe. Ele tem a pele cheia de escamas verdes, uma calda e trabalha com seus pais como “pastor” de peixes no fundo do mar. Sua família o proíbe de subir até a superfície com o intuito de protegê-lo de perigos externos. Os homens da aldeia não o aceitavam como ele era e poderiam machucá-lo.
A animação possui clima de verão: a história se passa na Riviera Italiana, com todas as regalias que a estação permite, dias cheio de sorvetes, massas e intermináveis passeios. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, Alberto Scorfano, um monstro marinho meio crescido que vive sozinho na superfície há anos, disfarçado de humano. Juntos, eles sonham em ver o mundo, descobrir como é o modo de vida dos humanos e, para sobreviver entre eles, tentam esconder quem realmente são
Logo os dois formam uma amizade sincera e começam a cultivar um sonho comum: adquirir uma motocicleta Vespa. Os dois amigos partem para um local de pesca próximo, tomando cuidado para não serem descobertos, pois as pessoas caçam monstros marinhos. Quando lá chegam, conhecem a jovem Giulia, que quer ganhar a competição anual de obstáculos. O prêmio é em dinheiro, o que seria uma grande oportunidade para os meninos comprarem a Vespa que tanto desejam.. No entanto, esconder seu verdadeiro eu pode não ser uma tarefa fácil.
No início do filme, Luca faz comentários ambientais sobre a exploração humana de outras formas de vida, especialmente dos animais marinhos. No entanto, a produção parte da profundidade de temas e metáforas complexas, como feito em Divertida Mente (2015) e Soul (2020), que recebeu o Oscar de Melhor Animação em 2021, e continua simples. Todas essas ideias acabam sendo usadas nas crenças e preconceitos locais das pessoas desta cidade, mas, habilmente, o filme as usa diretamente com uma mensagem sobre a importância de deixar essas regras e aprender com os outros.
Trazendo uma mensagem sobre maturidade, o filme mostra a importância da amizade verdadeira e o preconceito do desconhecido. Em cada filme, é possível ver alguma semelhança com a realidade. Os três personagens, Luca, Alberto e Giulia são crianças diferentes das demais, por isso se autodenominam como excluídos. Além disso, o fato de os meninos serem criaturas marinhas e não poderem expressar suas vontades abriu uma discussão sobre a metáfora do filme para a comunidade LGBTQIA+.
Os roteiristas Jesse Andrews e Mike Jones conseguem estabelecer a conexão entre Luca, Alberto e Giulia e suas aventuras. Eles expressam um desejo juvenil de liberdade e criam seu próprio destino sem serem reprimidos por barreiras ou velhos preconceitos e crenças apresentados a eles por outras pessoas. O visual cartoon é um colírio para os olhos e um dos destaques do produto, pela abundância de detalhes e atrações que vão fazer qualquer um se apaixonar.
O diretor de animação Enrico Casarosa afirmou que Luca foi baseado em sua infância e em seu melhor amigo, e não é sobre temas LGBTQIA+. No entanto, a obra se concentra em torno do preconceito e da exclusão. Algo que, de um jeito muito bom, acaba aproximando os personagens do filme, e nós da película.
O filme apresenta uma história interessante sobre crescimento e liberdade, com seu personagem principal em uma jornada de autodescoberta. Aborda vários temas sociais como o medo da mãe em superproteger o filho e, no final ele encontra suas redes de apoio, o time dos excluídos, a relação de amizade entre homens que pode ser baseada no afeto, quebrando uma relação de masculinidade tóxica, o preconceito de Portorosso ( cidade pequena localizada na Riviera italiana) com os monstros marinhos. É um filme que vale a pena assistir e que certamente irá agradar a todos os públicos.