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The Sadness (2021) é um filme tawainês, dirigido e roteirizado pelo canadense e animador Rob Jabbaz. No longa ficcional de estreia do diretor, ele mantém a temática violência e horror que marca seus curtas de animação. Se engana quem, pelo título,  pensa ser um filme de terror melancólico: são quase duas horas de violência extrema.

Após uma tentativa falha de combate à pandemia, a mutação de um contagioso vírus gripal infecta os cidadãos da cidade de Taipé, capital de Taiwan. O principal sintoma do contágio: trazer à tona comportamentos cruéis e homicidas nos infectados. Então as ruas são tomadas por cenas de tortura, mutilação, estupro, assassinatos atrozes, perseguições e claro, pessoas sendo comidas vivas. O jovem casal Jim e Kat, interpretados por Berant Zhu e Regina Lei, precisam se encontrar para juntos buscar uma saída da insanidade que tomou a cidade. 

Os zumbis de Jabbaz empunham armas, correm, se juntam em grupos para torturar e ficam obcecados em cometer as maiores atrocidades contra os “vivos” que, pelo contágio rápido, se convertem em zumbis antes mesmo do final da tortura. Enquanto Jim atravessa a cidade, se depara com uma quadra em que quatro meninos socam um homem. Jim consegue dispersar os loucos mas ao final o homem diz: “porque mandou eles embora, eles estavam prestes a me foder”, a gargalhar.

A reminiscência do consciente permanece na mente dos mortos-vivos, o que torna a perseguição obsessiva um modus operandi. Depois que  Jim já se deparou com a violência estourada na cidade, Kat está no metrô cercada por pessoas normais com seus celulares. Um senhor a aborda, pergunta do livro que está lendo, elogia seu cabelo e passa a assediá-la. Após um banho de sangue no metrô que começa com um atentado a faca, o senhor se contamina e fica obcecado por Kat. A misoginia já estava presente no personagem quando consciente, mas é levada ao extremo com a circulação do vírus.

Em Sadness, as mulheres quando encontram com os zumbis têm seu corpo violado por estupro, retirada de mamilo, olhos arrancados. O desejo latente é violentar da forma mais cruel possível e o diretor não poupa o espectador do encontro visual explícito.

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