- Relevância seletiva: é preocupação ou autopromoção? - 2 de setembro de 2022
- Bad Bunny dá show de autenticidade e versatilidade em Un Verano Sin Ti - 13 de agosto de 2022
- 34ª Copa do Brasil: desenvolvimento, polêmicas e surpresas - 30 de julho de 2022
“Un Verano Sin Ti’” é o nome do quinto álbum solo do cantor e compositor porto-riquenho Benito Antonio Martinez Ocasio, mais conhecido como Bad Bunny. Após dois anos sem disco, Bad Bunny nos presenteia com esta ampla e diversificada obra de arte, que explora diferentes ritmos além do pop, trap e reggaeton.
O álbum, que lidera os charts mundiais desde o seu lançamento, no início de maio de 2022, tem como conceito ser um álbum para se escutar na praia, além de retratar as experiências vividas pelo cantor durante os últimos verões nas praias de Porto Rico. Com isso, são retratadas festas de reggaeton, romance, dias de sol e praia entre amigos, passando por gêneros como mambo, dembow, merengue, alternativo, reggae e até mesmo bossa nova, em Yo No Soy Celoso.
Mas se engana quem pensa que só de festas vive Bad Bunny. O cantor também trata temáticas importantes durante o álbum, como em Andrea, com participação do grupo Buscabulla, e El Apagón.
Na primeira, os cantores homenageiam Andrea Ruiz, assassinada pelo ex-namorado que não aceitava o fim do relacionamento. Andrea entrou na justiça, pedindo uma medida de restrição contra o ex, que foi negada, e dois dias depois, a jovem foi encontrada morta em sua casa. A canção busca dar enfoque na causa da violência contra a mulher e o feminicídio, que possui altos índices no país. Benito é um grande defensor da causa das mulheres e já dava destaque à pauta em músicas de trabalhos anteriores.
Quiere quedarse en PR, no irse pa’ ningún estado, pero
Todo se ha complicado
Como si ser mujer fuera un pecado
Ela quer ficar em PR [Porto Rico], não ir para nenhum estado, mas
Tudo se complicou
Como se ser mulher fosse um pecado
Já em El Apagón, o cantor faz duas críticas. A primeira é em relação aos apagões de energia elétrica que Porto Rico sofre desde que a empresa LUMA assumiu a transmissão e distribuição de energia.
Já a segunda é sobre a latinidade, refletida nos versos “Ahora todos quieren ser latino’, pero les falta sazón, batería y reggaetón” (Agora todos querem ser latinos, mas lhes falta tempero, energia e reggaeton). A crítica é direcionada aos artistas que produzem músicas de gênero latino e, por isso, se autointitulam latinos, mesmo sem ser. De acordo com Bad Bunny, em entrevista à New York Times, os artistas não devem deixar de fazer, mas reconhecer que são gêneros da América Latina e saber dar o devido reconhecimento a isso.
Que Bad Bunny é um artista extremamente versátil é um fato, mas, neste álbum, o artista se mostrou muito mais do que os fãs e ouvintes já sabiam. Em termos de diversidade, é, com certeza, o melhor trabalho de Benito. Ouso dizer que é um dos melhores de forma geral, ficando atrás apenas do Yo Hago Lo Que Me Da La Gana (2020) que, para os fãs de reggaeton como eu, é difícil de se superar.
Enfim, ouvir Un Verano Sin Ti, passando pelas nuances das construções de cada canção, é, definitivamente, uma experiência e tanto. Ao escutar de olhos fechados, dá realmente a sensação de estar em um dia ensolarado na praia com os amigos e, com isso, criar a vontade imensurável de entrar em um avião com destino à Porto Rico, para aproveitar o verão como se deve!
Confira o álbum na íntegra: