Na cidade de Goiás, o festival de arquitetura e urbanismo promove projetos para a valorização da cidade de Goiás, em agosto de 2022
Durante os dias 25 e 28 de agosto, Goiás será palco de um importante evento da agenda cultural do estado: trata-se do I Festival de Arte Urbana de Goiás, promovido pelo Coletivo de Ações Poéticas Urbanas (CAPU) e pela UFG – Campus Goiás. Patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo goiano, o evento promete reunir projetos que valorizem a cidade em sua experiência e vivência.
As inscrições foram abertas em junho deste ano, estendendo-se a artistas, arquitetos, urbanistas e quaisquer outras pessoas que tivessem interesse em enviar seus projetos. A comissão de seleção de participantes destacou as propostas que levantavam a valorização do espaço de vivência e a riqueza de experiências na antiga capital de Goiás. Além disso, a percepção da dissidência no espaço urbano, a temática do evento, a adequação ao contexto local e a possibilidade de execução e consistência das ideias também foram levados em conta na avaliação.
A divulgação dos resultados, disponibilizada no mês de julho, levantou uma seleção de 5 projetos. Os goianos “DERIVAS PARA OUTROS CULTIVOS”, “ODE À SARÇA NÃO QUISTA – Romper, brotar e corromper” e “RESISTENTES: A MULHER E A CIDADE”, combinados com “RETALHOS DE UM IMAGINÁRIO AFETIVO” e “INVISÍVEIS”, de autores de outras regiões brasileiras, formam o corpo de participantes do festival.
Em entrevista concedida, o principal organizador do evento, Emiliano Alves de Freitas Nogueira, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFG – Campus Goiás, destacou o impacto do evento na sociedade: “O objetivo do Festival é propor reflexões acerca de cidade, memória e identidade, expandindo o fazer das artes e da arquitetura e urbanismo em investigações poéticas, pedagógicas e contestadoras, democratizando o acesso às realizações culturais, por meio de ações públicas e gratuitas.”
“O CAPU atua em Goiás desde 2018, pesquisando as relações entre arte e cidade, realizando atividades como ações poéticas urbanas, exposições, oficinas, dentre outras atividades. Sempre tivemos vontade de realizar um evento na cidade de Goiás onde pudéssemos dialogar com outras pessoas que também realizam atividades de arte no espaço urbano, e promover o I Festival de Arte Urbana de Goiás é incentivar a troca entre fazedores culturais em uma cidade do interior do Estado, onde há uma carência por esse tipo de atividade.”
O evento contará com atividades como grafites, murais e performances. São ações poéticas como essas que promovem o diálogo entre a comunidade e as artes de forma democrática, pública e relacional, segundo Emiliano. Haverá, ainda, a mesa redonda “Direito à cidade: arte e resistência no espaço urbano”, no Museu das Bandeiras, além de um piquenique público, no Parque da Carioca.
LOCAIS
O Festival vai acontecer, principalmente, na Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás
Av. Bom Pastor, S/n – Setor Areião, Goiás, Goiás
CEP: 76600-000
Museu das Bandeiras
Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central – Goiás – GO Centro
CEP: 76600-000
Parque da Carioca
R. da Carioca, 249 – Centro, Goiás – GO
CEP: 76600-000
- Somos o país mais sedentário da América Latina - 11 de agosto de 2023
- O que será do futuro da educação? - 7 de julho de 2023
- Novo Ensino Médio: Ministério da Educação adia prazo final de consulta pública sobre novo sistema de ensino - 16 de junho de 2023