- SQUARE ENIX Divulga Relatório Financeiro E Marca Novo Direcionamento Para a Desenvolvedora - 11 de agosto de 2023
- Acesso à Internet no Brasil: o que falta para ser total? - 7 de julho de 2023
- FINAL FANTASY XVI: Demo prepara jogadores para grandiosa e emocionante jornada - 16 de junho de 2023
O tradicional evento de cultura japonesa Bon Odori retornou ao seu modelo presencial na última sexta feira (26), depois de ficar dois anos limitado pela pandemia de Covid-19, em Goiânia.
O Bon Odori já é um evento comum no calendário goiano, marcando em 2022 a sua vigésima edição enquanto é realizado anualmente. O evento realizado pela Associação Nipo-brasileira de Goiás (ANBG) busca homenagear os antepassados através de danças e festividades. O festival é tipicamente realizado no mês de agosto e ocorre nas mais diversas regiões do Japão e do mundo onde há presença de descendentes japoneses.
Bon Odori em Tempos de Pandemia
Com a explosão da pandemia do Covid-19 em 2020, o evento precisou se adaptar a um modelo que permitisse a continuação sem que houvesse o risco de transmissão da doença. E foi assim que a ANBG criou a edição especial Drive In, onde os espectadores puderam assistir às mais diversas apresentações culturais de dentro dos seus carros. Houveram muitas limitações nos espetáculos e na experiência como um todo, mas foi uma forma do evento de se reinventar e se manter de pé.
Já em agosto de 2021, com o avanço das vacinações e os riscos da pandemia reduzidos, o evento se reinventou mais uma vez e lançou o Bon Odori Box! A particularidade desse modelo era que ele agia de forma mista: haviam as apresentações culturais com um público presente, sendo apenas pessoas convidadas, enquanto o público geral podia assistir ao evento através de uma transmissão ao vivo na internet.
Bon Odori da Resiliência
E foi justamente por causa de suas duas versões atípicas, que o retorno do Bon Odori tradicional teve como tema a palavra “resiliência”. De acordo com Luiz Harada, presidente da ANBG: “Esse é o Bon Odori da resiliência. O Bon Odori Drive In e o Bon Odori Box serviram como exemplo para a gente aprimorar e desenvolver nossas habilidades de transmissão para ter esse sucesso que é o Bon Odori tradicional de Goiânia.” O evento de 2022 também manteve as transmissões online, com a experiência e tecnologia herdadas dos tempos de pandemia.
Para fazer um retorno triunfal, uma das propostas do novo evento foi realizar a maior edição da história dele em Goiânia. A expectativa é de 8 mil visitantes, e para conquistar esse público, a ANBG teve que trazer diversas novidades e atrações de alto nível. Entre os destaques do festival estavam o grupo de taiko (arte tradicional japonesa que utiliza de diversos tambores) Kyoushin Daiko, a participação do cantor Yudi Tamashiro e da cantora de música tradicional japonesa Karen Ito.