- O tempo não para - 28 de novembro de 2024
- ‘Todo Tempo Que Temos’: Um drama sobre o amor e o sentido da vida - 7 de novembro de 2024
- A influência da cultura estadunidense no Brasil - 30 de outubro de 2024
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 79% da população brasileira está vacinada contra a Covid-19 e, em consequência da imunização, a redução de casos do coronavírus fez com que houvesse a retomada de eventos de grande porte, como os shows internacionais. As principais atrações concentram-se nas duas maiores metrópoles do país: São Paulo e Rio de Janeiro. As duas cidades se destacam por apresentações de grande visibilidade e alta procura, tendo Rock in Rio, Lollapalooza, e turnês de artistas consolidados como exemplo.
Após quase 2 anos sem o contato físico e sendo impossível a aglomeração devido à pandemia, festivais e companhias de eventos artísticos pelo país anunciaram que haveriam shows por todo o ano, o que gerou muita expectativa para os fãs do mundo da música.
Com ciência da paixão dos fãs, o Brasil tem sido uma rota conhecida há algum tempo por artistas renomados da indústria musical, sempre sendo incluso em agendas de grandes turnês mundiais. O que não foi diferente dessa vez.
Apesar do cancelamento, uma das turnês mais esperadas, a Justice World Tour, reuniu mais de 245 mil pessoas na fila virtual e teve seus ingressos esgotados em apenas 35 minutos (Eventim). Em sua passagem pelo território nacional, o Rock in Rio estava incluso na agenda de Justin Bieber, a participação foi mantida. Além do cantor canadense, outros artistas aderiram à dobradinha turnê + festival, como Demi Lovato, Dua Lipa, Avril Lavigne e Coldplay. Este último, acrescentou datas extras por conta da alta procura. A banda britânica irá fazer 6 shows na Arena Allianz Parque, em São Paulo.
Mais cedo neste ano, aconteceu o Lollapalooza, que não foi grandioso como outras edições passadas em termos de line-up, mas ainda sim atraiu um relevante número de pessoas para o Autódromo de Interlagos (SP), local onde ocorre o evento. Evento que marcou a presença de cantores como Miley Cyrus, A$AP Rocky e Doja Cat, teve seus ingressos esgotados em 24 horas e um público total de 300 mil pessoas. Já anunciado e com data de vendas prevista para o próximo dia 21, o Lollapalooza 2023 promete ser memorável.
Rock in Rio
Em abril, foram abertas as vendas para o Rock in Rio 2022, que acontece na Barra da Tijuca (RJ) e conta com atrações do mundo inteiro. Segundo a organização do próprio festival, essa tende ser a maior edição do evento. Especialmente, por marcar a volta aos palcos. Com o anseio do público, o site oficial registrou 1 milhão de acessos simultâneos e todos os ingressos esgotaram em 1 hora e 40 minutos após a sua abertura. Justin Bieber foi o artista mais procurado, obtendo o tempo recorde da história do festival (12 minutos), seguido por Coldplay (27 minutos) e Post Malone (59 minutos).
O festival teve início na última sexta (2), tendo Iron Maiden como a atração principal da noite. Com duração de 7 dias e sendo finalizado no domingo (11), é estimado que 700 mil pessoas passem pela Cidade do Rock. A próxima edição acontece em 2024, e a expectativa é que esses números sejam superados.