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Vamos reunir aqui alguns exemplos, modelos e instruções para publicação dos Posts com Áudio Web, com prazo de publicação agendado para o dia 07 de outubro.

Conteúdo desta página:

  1. Áudio no WordPress
  2. Posts Sociais de Áudio na Imprensa
  3. Posts de Discentes
  4. Usando o Canva e outras ferramentas
  5. Arquivo de logomarca do Lab Notícias
  6. Dicas de Composição para as Redes Sociais
  7. Modelo de Post no Canva
  8. Encurtador de Links
  9. Redes Sociais do Lab Notícias

Áudio no WordPress

Para colocar peças da áudio na sua notícia, você deve subir o arquivo de áudio para uma plataforma externa (como o SoundCloud ou o YouTube) e só depois publicá-la no site. Esse procedimento evita a sobrecarga dos servidores do site e, por isso, não é opcional, mas obrigatório.

O SoundCloud e o YouTube possuem blocos integrados ao WordPress, então para usar áudio de uma dessas plataformas, basta fazer o upload do arquivo em uma delas, copiar o link e depois inseri-lo no espaço indicado no bloco do WordPress.

Alternativamente, você também pode usar o código de incorporação em HTML para exibir o player de áudio:

Posts Sociais de Áudio na Imprensa

Posts de Discentes

Dicas de Composição para Redes Sociais

Instagram

  • Hashtags: Indispensáveis. Relacionar assunto, personagem, mais usadas para o tema, possíveis públicos interessados, descrições de imagem, termos-chave. O ideal é algo entre 3 e 12 hashtags.
  • Imagem: Precisa dizer algo por si mesma, sem alta dependência da legenda ou de outros recursos. Atenção ao alinhamento dos elementos, e preenchimento de espaços vazios na imagem. Use elementos gráficos (marcas, manchas, fios, padrões, ícones) sem exageros. No texto inserido na imagem, tente variações da mesma fonte com negrito, itálico, tamanhos e cores diversos e maiúsculas, ao invés de usar várias fontes diferentes.
  • Legenda: Texto rico, autônomo, articulado com os outros elementos do post.
  • Emojis: Servem não só para quebrar blocos de texto, mas também para indexação, identificação com o público ou para itemizar o texto.
  • Slider: Preferir construções que deem uso à função, com leitura linear ou explicação em legenda. Posts de “carrossel infinito”, com imagens grandes dispostas em mais de uma foto, ainda estão em alta.
  • Áudios/Vídeos: Preferir conteúdo audiovisual com até 60s, sempre com legendas ou recurso que dispense o som. Caso ultrapasse o tamanho padrão de um reels, concentre as melhores cenas nos primeiros 15 segundos de vídeo.
  • Links: Sempre preferir direcionar com texto (clique no link do perfil) ou endereços simples de lembrar e/ou digitar, como www.issoeaquilo.com (sem “http://&#8221😉 ou usando encurtadores de links.

Twitter

  • Hashtags: Dispensáveis, já que todo o texto no Twitter é indexado para buscas, mas úteis para marcação de termos importantes ou para demonstrar vinculação a algum tema/agente.
  • Imagem: Preferir imagem agregada automaticamente pelo link, mas se tiver que fazer upload, articular com o texto. Imagens ilustrativas são absolutamente dispensáveis. Atenção para a proporção preferida de imagem no Twitter (paisagem, 16:9).
  • Texto (tweet): Máximo de 280 caracteres. Usar marcações, links e emojis com moderação.
  • Emojis: Uso meramente ilustrativo não tem sentido. Servem não só para quebrar blocos de texto, mas também para indexação, identificação com o público ou itemizar o texto.
  • Sequência ou “Fio” (thread): Excelente recurso para dispor um conjunto de informações de maneira agregada. É importante sinalizar que vai usar, usando emojis ou indicação numérica entre parênteses ou colchetes.
  • Vídeos: Mais raros, têm limite de 2min50 para usuários comuns. Precisam ser utilizados em articulação com o texto, apelando o suficiente à atenção do usuário para se justificarem.
  • Links: Diminuir sempre que possível (usando Bit.ly ou similares) e dar preferência de posição logo no primeiro tweet ou no final de uma sequência.

Facebook

  • Hashtags: Dispensáveis, já que todo o texto no Facebook é indexado para buscas e pelo feed, mas é possível usar de maneira esparsa no texto para marcar palavras importantes ou que indiquem a valorização de alguma questão em evidência.
  • Imagem: Precisa dizer algo por si mesma, sem alta dependência da legenda ou de outros recursos. Sua relação com os outros elementos é ainda mais importante no Facebook.
  • Texto: Precisa ter o link no início, para evitar perda de aquisição pelo “Ver Mais”. Texto rico, autônomo, articulado com os outros elementos do post.
  • Emojis: Servem não só para quebrar blocos de texto, mas também para indexação, identificação com o público ou itemizar o texto.
  • Vídeos: Preferir vídeos com até 3min, sempre com legendas ou recurso que dispense o som. Concentrar melhores cenas nos primeiros 12s.
  • Links: Preferir links com fotos incorporadas e gerados automaticamente. Quando presente no texto, sempre reduzir quando possível e evitar quebra de linha pelas URLs. Inserir em parágrafos menores, para melhor visibilidade.

Usando o Canva e outras ferramentas

Algumas dicas rápidas sobre como usar o Canva:

Se fizer um post estático, usando apenas imagens e texto, prefira sempre baixar em PNG, já que este é um formato que garante mais qualidade.

Para baixar um vídeo do Canva, prefira sempre o formato MP4, por conta de sua versatilidade de uso em diferentes plataformas e boa qualidade em geral.

Caso não queira usar o Canva, é possível utilizar várias outras ferramentas de edição que contêm funções semelhantes, ou qualquer outra de sua preferência. Algumas sugestões:

. Visme

. Figma

. Adobe Spark

. Snappa

. Pixelied

Algumas versões gratuitas limitam as funções (como interatividade) e até mesmo a possibilidade de incorporar os trabalhos.

Arquivo de logomarca do Lab Notícias

A única exigência de composição para a criação do post nas redes sociais do Lab Notícias é o uso da marca do site. Você pode baixá-la logo abaixo.

Modelo de Post no Canva

Modelo de post para redes sociais do Lab Notícias. Imagem: Raniê Solarevisky.

Você pode construir o seu post a partir do modelo que criamos para os posts do Lab Notícias (foto acima).

Uma dica interessante é copiar o modelo e editar o seu post logo abaixo dele, assim:

IMPORTANTE: Qualquer elemento do post pode ser alterado, desde que a marca do site seja utilizada de alguma maneira.

Links curtos e customizados não são apenas mais atrativos visualmente, mas também mais fáceis de digitar em plataformas nas quais eles não são clicáveis (como nas legendas do Instagram). Além disso, algumas dessas ferramentas mostram dados de acesso para os links gerados por meio delas.

Recomendamos o uso do Bit.ly para encurtar e customizar links. Para criar links customizados que direcionem para matérias do Lab Notícias, é interessante usar o formato “bit.ly/LN_assunto”, de maneira a marcar a autoria do post e facilitar a memorização do endereço.

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