- Obesidade infantil no Brasil: desvendando as tendências e impactos através dos dados - 11 de agosto de 2023
- Redução da área florestal do Brasil: impactos aos biomas e ameaça à biodiversidade - 7 de julho de 2023
- Enem 2023: prazo para realizar inscrições termina nesta sexta-feira; confira detalhes - 16 de junho de 2023
A semana começou e não foi nada boa para a maioria dos times goianos. Com exceção do Vila Nova, Goiás, Atlético e Aparecidense perderam seus jogos na rodada e estão em diferente cenários. Já a Seleção Brasileira está mais pronta do que nunca para o hexa, encerrando sua preparação com uma vitória no amistoso contra a Tunísia, empolgando até o mais pessimista torcedor.
Atlético Goianiense
O Atlético Goianiense enfrentou o Corinthians, nesta quarta-feira (28), pela 28ª rodada do Brasileirão. O timão levou a melhor no confronto, vencendo por 2 a 1, na Neo Química Arena, e complicando ainda mais a vida do dragão na luta contra o rebaixamento.
Aos 12′, Roger Guedes abriu o placar para o time paulista, aproveitando rebote de Yuri Alberto. Cinco minutos depois, Wellington Rato empatou para o rubro-negro e no fim da partida, aos 42′, Yuri Alberto decretou a vitória para o Corinthians.
O resultado negativo culminou na saída de Eduardo Baptista do comando do Atlético após apenas seis rodadas. Assim, o técnico pediu demissão, em um acordo em comum com a diretoria, após cinco derrotas e uma vitória à frente da equipe.
O dragão ocupa a 19ª posição da tabela, com 22 pontos, enquanto o timão subiu na classificação e integra o G4, com 47 pontos ganhos. Já o próximo confronto do rubro-negro será mais uma vez fora de casa no sábado (1), contra o Avaí, às 19h.
Goiás
O Goiás também saiu derrotado nesta quarta-feira, perdendo sua sequência de seis jogos de invencibilidade. O esmeraldino enfrentou o Botafogo, na Serrinha, em jogo que valia três pontos importantes para ambas as equipes para a sequência final da série A.
Com desfalques importantes, os comandados de Jair Ventura receberam o time carioca com uma formação alternativa.
A partida foi equilibrada na maioria do tempo, com poucas chances sem muito perigo pelos dois lados do campo. Porém, no apagar das luzes, aos 44′ da segunda etapa, Del Piage achou um espaço na defesa do alviverde e acertou um belo chute rasteiro contra meta do goleiro Tadeu.
Com a derrota, o Goiás caiu duas posições e está em 11º, com os mesmo 37 pontos do Botafogo, que o ultrapassou na tabela pelos critérios de desempate. Agora, a equipe goiana vai em busca da vitória em casa contra o Fortaleza, no próximo sábado, às 19h.
Vila Nova
O Vila Nova se prepara para enfrentar o Operário às 19h de hoje, no estádio Germano Krüger. O tigrão tenta manter a boa fase e a sequência de quatro vitórias nos últimos cinco jogos pela série B.
Desse modo, em caso de um bom resultado, o colorado se afasta de vez da zona de rebaixamento e sobe na tabela. Atualmente, o Vila ocupa a 13ª colocação, com 37 pontos e está cada vez mais perto de atingir os 45 pontos considerados necessários para a permanência na segunda divisão.
Aparecidense
Infelizmente a Aparecidense não conseguiu o acesso para a série B. No último domingo (25), a equipe perdeu para o Mirassol fora de casa, por 2 a 1, e adiou o sonho de jogar a segunda divisão por mais um ano. Portanto, as quatro vagas disponíveis para a segundona do ano que vem ficaram com Mirassol, Botafogo-SP, Vitória e ABC.
Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira encerrou a preparação para a Copa do Mundo, após vencer por 5 a 1 o amistoso contra a Tunísia, na última terça-feira (27). Raphinha abriu o placar de cabeça, ao 11′, após belo lançamento de Casemiro.
A Seleção Tunisiana chegou a empatar o jogo com Talbi, aos 18′, mas um minuto depois, Richarlison colocou o Brasil à frente mais uma vez. Casemiro foi derrubado na área e Neymar cobrou o pênalti com categoria, somando mais um gol ao placar.
Ainda no primeiro tempo, Raphinha voltou a marcar, acertando um belíssimo chute que desviou no adversário e carimbou na trave antes de balançar as redes. Já na segunda etapa, Pedro, que entrou no decorrer da partida, ampliou para a canarinho e deu números finais ao jogo.
A boa fase do ataque vem de uma parceria e doação dos antigos e novos jogadores que chegam para compor o elenco, resultado da admiração por Neymar e pelo papel de líder que ele representa para a equipe no caminho até a sexta estrela no escudo verde-amarelo.
Esse foi o último desafio do Brasil antes da estreia na Copa do Qatar, que irá acontecer contra a Sérvia, no dia 24 de novembro.
Foto em destaque: Lucas Figueiredo/CBF
Esse texto foi produzido pela equipe da Arquibancada, de autoria de Júlia Laiany e revisão de Tayná Freitas.