- Round 6: jogo de sobrevivência ou vida real? - 7 de novembro de 2024
- A (In)Visibilidade do Fotógrafo: Entre a divulgação da Imagem e a Desvalorização - 30 de outubro de 2024
- Baixo rendimento com folha salarial alta: a situação do Goiás Esporte Clube - 3 de outubro de 2024
De Mãos dadas Pela Vida é uma ONG que oferece gratuitamente seus projetos educativos, culturais, esportivos e sociais em prol da periferia de Senador Canedo-Go
A ONG De Mãos Dadas Pela Vida foi criada em 2007, pelo Padre Corrado Vitalini, da paróquia do bairro Jardim das Oliveiras, com a ajuda do missionário leigo, o italiano Paolo Finardi, e da comunidade, com o objetivo de trabalhar com crianças e adolescentes para ajudá-las a não ir para o mundo das drogas, e com isso começaram a pensar vários projetos educativos, culturais, esportivos e de assistência social para tentar fazer os jovens crescer no caminho certo.
No inicio da fundação da ONG, começaram com projetos específicos como aula de violão, ballet, luta, teatro e cursos de informática. Depois foram inserindo acompanhamentos psicológicos e também reforço escolar.
Um de seus projetos recebe em torno de 200 crianças, a colônia de férias, que começou em 2012, com a ajuda de dois jovens que vieram da Itália, Daniele e Silvia, que naquele mesmo ano se juntaram e fizeram um grupo grande de adolescentes, educadores e voluntários, e realizaram a primeira colônia de férias que acontece em cerca de 4 semanas, no período matutino e em 4 bairros diferentes.
Na colônia de férias, não são realizadas apenas atividades para diversão, mas junto com o lúdico, os responsáveis tentam semear valores cristãos de forma ecumênica. A iniciativa tem inspiração nas colônias de férias italianas, usando um desenho animado para trabalhar um tema especifico, como solidariedade, coragem, sonhos, justiça social e defesa do meio ambiente.
Confira a seguir a conversa com o presidente da ONG, Paolo Finardi, abordando um pouco mais sobre e o que incentivou a criar esse projeto: