- Número de voos no Brasil aumenta com a alta temporada 2022/2023 - 2 de dezembro de 2022
- Associação dos Ostomizados atende 270 pessoas e sobrevive de doações - 4 de novembro de 2022
- APAE: Centro de acolhimento para pessoas deficientes vem sofrendo com falta de infraestrutura - 7 de outubro de 2022
A Associação dos Ostomizados de Aparecida de Goiânia sobrevive por meio de doações. Hoje em dia o maior desafio é a estrutura física da associação, que precisa de melhorias para atender com qualidade os ostomizados de Aparecida e região.
A associação fica localizada no bairro Jardim Maria Inês em Aparecida de Goiânia desde 2000, através de uma doação de terreno para a instituição filantrópica. No início, iria funcionar apenas como albergue para os ostomizados que estavam na cidade para tratamento.
Nos dias atuais, a associação funciona como um centro de acolhimento para as pessoas. Trabalham com dispensa de bolsas de ostomia e produtos para tratamento de pele, reuniões, doações de cestas básicas para os ostomizados, busca por exames e consultas para essas pessoas. Além do atendimento médico e de profissionais da área da saúde com enfermeiras, psicólogas e nutricionistas. As bolsas de ostomia são fornecidas pela Secretaria de Saúde por meio do SAD- Serviço Atenção Domiciliar, que também disponibilizam profissionais para o atendimento dos ostomizados. Assim como o serviço de enfermagem é feito por uma parceria da associação com as empresas que ganharam a licitação na Prefeitura.
A instituição atende 270 ostomizados, e as pessoas que podem contribuir, ajudam com uma quantia de R$15,00. Essa arrecadação é utilizada para manter o funcionamento da associação. Segundo a presidente da Associação, Leir Francisca de Oliveira, “Mesmo tendo 270 ostomizados, tem mês que a gente consegue só R$800,00 de contribuição.”
Atualmente a maior dificuldade enfrentada é a estrutura física da instituição, na medida em que a contribuição recebida é voltada para pagar contas de água, energia e telefone do espaço. De acordo com Leir, “Precisamos trocar o telhado da associação e também arrumar a calçada”.
A associação realiza eventos para poder arrecadar fundos para manter o bom funcionamento do local. Para colaborar e realizar doações pelo Pix: CNPJ 04.218.464/0001-20 ou entre em contato por meio do telefone (062) 3248-6549.