Delegada Adriana Accorsi: “A gente espera que essas eleições possam inspirar mulheres e meninas”

A deputada federal eleita petista tornou-se parte da equipe de transição de Lula (PT) na última semana (22), e comenta sobre suas influências e principais objetivos no cenário atual, destacando a importância do papel feminino na política.
Tempo de leitura: 6 min
Deputada eleita Del. Adriana Accorsi. Reprodução: SindSaúde/GO

Delegada Adriana Accorsi vem de uma família política, com seu pai, Darci Accorsi, ex-prefeito de Goiânia e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás. Em 2014 candidatou-se pela primeira vez a deputada estadual, vencendo com o maior número de votos dentre as candidatas mulheres. Desde então, a vida política da atual deputada federal deslanchou.


Luisa Medeiros: A senhora foi pioneira em muitos aspectos, Delegada Geral da Polícia Civil de Goiás e candidata petista a ser eleita deputada estadual de Goiás, além de ser a segunda candidata petista a ser eleita deputada federal pelo estado, o que esses pioneirismos representam ao seu ver?

Dep. Adriana: Para mim é uma grande honra poder abrir esses caminhos, para minhas companheiras, irmãs, mulheres. São situações de muita luta, de muita coragem, provar a cada dia a competência, a capacidade que as mulheres tem, mas nem sempre são reconhecidas nem têm oportunidade de demonstrar. E eu quero continuar, sempre que puder, a ser pioneira, mas mais do que ser pioneira, o importante é você ajudar as outras mulheres também a chegarem [na política], e eu procuro fazer isso como deputada, seja dentro do meu partido, seja em outras ações politicas, apoiando as mulheres para que elas também tenham espaço nos lugares de poder e decisão. Acabou que esse pioneirismo tem um significado para as outras mulheres também.

Luisa Medeiros: O que significa para a senhora ter ganhado como deputada federal em um estado e período tão antipetista quanto Goiás? Ainda mais, sendo a 6ª mais votada.

Dep. Adriana: Essa vitória foi magnifica pra mim. A minha gratidão pelo povo de Goiás é imensa, pelos movimentos sociais, pelas mulheres – que não só votaram mas fizeram campanhas, pediram votos, acreditando nessa nossa representatividade verdadeira como deputada federal -. Isso tem um significado sobre a vida de todas as pessoas, mas sobretudo das mulheres. Pra mim é muito forte, embora tenha um cenário adverso, onde há uma polarização política, que aqui em Goiás ela é difícil para nós de esquerda, para nós mulheres, que tem poucas representantes, mas isso tem avançado. A gente espera que essas eleições possam inspirar mulheres e meninas, trazer políticas públicas importantes para garantir nossos direitos. E que tem um significado, também, de ser uma mão, um apoio para outras mulheres também vencerem.

Luisa Medeiros: O que te impulsionou a se candidatar pela primeira vez na política?

Dep. Adriana: Eu sempre gostei muito de política, participo desde a infância mesmo, com meu pai, depois na Pastoral da Juventude e no Movimento Estudantil. Depois de me formar na universidade, vou militar em outras áreas, sempre foi meu sonho ser policial para defender as crianças e as mulheres, um sonho que eu realizei e realizo todos os dias e que me deixa muito feliz. Eu continuei minha militância, e quando cheguei ao ultimo cargo da Polícia Civil, de Delegada Geral – que até então só cinco mulheres no Brasil tinham conseguido – eu recebi um convite do meu pai para retomar a participação política partidária e ajudar as minhas causas de uma outra forma, como deputada, e eu me sinto muito realizada, muito feliz, principalmente sendo a candidata mulher mais bem votada em 2014 e 2018.

Luisa Medeiros: Qual a influência do seu pai em hoje você ser eleita deputada federal?

Dep. Adriana: A influência do meu pai é muito grande pra mim, em todos os momentos, como mãe e como cidadã. Ele sempre foi um pai muito amoroso, muito próximo, muito amigo. Ele foi um político muito amoroso com as pessoas e com ele eu aprendi que a política pode ser um instrumento de transformar a vida das pessoas. Esse é o sentido que eu tenho de fazer política, isso que eu aprendi com ele, e eu procuro aplicar todos os dias no meu trabalho e em tudo que eu faço. 

Luisa Medeiros: No seu ver, qual o maior obstáculo a ser enfrentado em Goiás?

Dep. Adriana: Acredito que Goiás tem muitos desafios pela frente. O combate à fome e a miséria é a prioridade, nós temos milhares de famílias passando necessidades. Vejo também que é preciso investir na geração de empregos e renda, na capacitação e profissionalização, emprego e educação para nossa juventude, acesso à universidade. Vejo também que um grande desafio é o combate a violência contra as mulheres, que está uma verdadeira epidemia em Goiás. Violência contra as crianças, não só sexual mas física também. São muitos desafios, e eu pretendo trabalhar muito para contribuir na melhoria para o povo de Goiás.

Luisa Medeiros: Qual seu maior objetivo no congresso nacional?

Dep. Adriana: O meu objetivo principal, pelo menos nesse primeiro ano, é ser grande apoio ao presidente Lula na reconstrução do Brasil. Estou participando da equipe de transição, na área de Justiça e Segurança Pública, os desafios são imensos, a falta de recursos, o desmonte das estruturas de atuação institucional, os cortes de orçamento, nós precisamos reconstruir realmente. A luta é reconstruir as instituições, as estruturas, as politicas públicas. É uma luta muito grande e eu quero me empenhar bastante nesse sentido.

Luisa Medeiros: O jornal A Redação divulgou que a senhora está sendo cotada para o Ministério da Segurança Pública, qual seria a importância desse cargo?

Dep. Adriana: Não houve nenhum convite, houve uma lembrança do meu nome na área, mas fiquei muito honrada. Espero muito que o Ministério da Segurança Pública seja uma realidade, vejo que isso é necessário. A segurança publica é uma grande preocupação do povo brasileiro e nós precisamos nos dedicar nessa questão com muito carinho.

Luisa Medeiros: A senhora se vê no cargo de prefeita de Goiânia, assim como seu pai foi? Pensa em se candidatar novamente em 2024?

Dep. Adriana: Já estamos debatendo a eleição de 2024. A minha intenção é continuar como deputada federal, fiz o compromisso de atuar em todo o estado, fui votada em todas as cidades de Goiás. Não tenho intenção de ser candidata à prefeitura de Goiânia em 2024. Acredito que temos bons nomes e temos chances de ganhar, com as coalizões de partidos progressistas e democráticos.

One thought on “Delegada Adriana Accorsi: “A gente espera que essas eleições possam inspirar mulheres e meninas””
  1. Excelente matéria, parabéns Luisa Medeiros!
    Muito importante a representatividade promovida pela Deputada e espero que ela contribua muito para o desenvolvimento de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *