ACEL-GO conquista título do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos 2022

Associação Para Cegos de Esporte e Lazer de Goiás se sagrou campeã da série B do torneio pela primeira vez de sua história
dez 9, 2022 , , , ,
Tempo de leitura: 4 min
Pedro Paulo Lemes

Na última semana, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, foi realizado na cidade de São Paulo o Campeonato Brasileiro Série B de Futebol de Cegos 2022. Após bater a Urece-RJ pelo placar de 3-0, a Associação Para Cegos de Esporte e Lazer de Goiás (ACEL-GO), se sagrou campeã do torneio pela primeira vez de sua história.

A competição contou com 8 equipes, divididas em 2 grupos de 4 times. A equipe goiana conquistou o título após passar em seu grupo no primeiro lugar, bater o SMAC-MS na semifinal, e golear os Cariocas na grande decisão com gols de Nahuel Lopez, Maxwell Valente e Raynã Oliveira.

Essa foi a quinta competição oficial disputada pela ACEL-GO e o terceiro título conquistado pela equipe alvi-celeste. A taça do Brasileirão série B se junta ao título das Paralimpíadas Escolares 2021 e da Copa Centro-oeste 2021 na sala de troféus da jovem equipe. Além do título, a ACEL-GO conquistou o acesso para a elite do futebol de cegos para o ano de 2023.

Entrevista

Um dos destaques e capitão do elenco goiano, o paraense Raynã Oliveira, falou com o Lab Notícias sobre toda a competição e a felicidade de, mesmo sem tantos recursos, conquistar coisas grandes pela ACEL-GO.

LN: Boa tarde Raynã! Primeiramente, gostaria de te perguntar como é pra você, conquistar esse acesso para a Série A, após duas temporadas tão difíceis para a ACEL-GO por conta da pandemia?

R8: Esse acesso é muito especial para todos nós, tendo em vista todo o trabalho que vem sendo feito por nossa diretoria e comissão técnica. Então é um trabalho muito sério que sabíamos que mais cedo ou mais tarde seriamos coroados com essa oportunidade de levar um time de Goiás para a elite do futebol de cegos, coisa que a muitos anos não acontece.

LN: A ACEL-GO começa seus trabalhos no fim de 2019, começo de 2020, logo começa a pandemia, onde todas as competições são canceladas. Em 2021 a pandemia novamente dificulta todo o calendário, com a equipe ficando de fora das competições nacionais. E agora em 2022 conquista não só o acesso, como o título Brasileiro. Você esperava que a ACEL-GO conquistasse esses objetivos tão rapidamente, com somente 1 ano de competições?

R8: Claro que sempre que vamos para um campeonato nós esperamos sempre o melhor, mas por conta do tempo de time eu não esperava que tudo fosse acontecer tão rápido. Temos que lembrar que não temos tantos investimentos, então tudo que fizemos foi por conta do esforço do nosso presidente Januário, por conta do nosso diretor Wender, e com isso, conseguimos entregar dentro de quadra.

LN: Um diferencial muito grande da ACEL-GO, é o de investir na categoria de base, diferente de outras grandes equipes do Brasil. Você acha que esse investimento é o principal fator dessa equipe?

R8: Você está correto! Acho que isso que realmente diferencia a ACEL-GO de outras equipes. Acho que isso ajudou a tudo acontecer muito rápido, Nesse um ano de trabalho fomos campeões dos escolares em 2021 (competição sub -18), e neste ano conseguimos o vice nessa mesma competição. É um trabalho que vem sendo feito fora da instituição a muito tempo de garimpar e formar esses atletas de casa, que a ACEL-GO abraçou e desenvolveu.

LN: Sobre o Brasileiro, sabemos que é uma competição muito difícil de ser jogada, principalmente por ser uma competição muito física. Como você avalia o desempenho de 3 vitórias e 2 empates da ACEL-GO?

R8: O primeiro jogo pra mim foi o mais duro. Foi um jogo muito rápido, onde a todo momento a bola corria bastante, então vencer esse jogo foi muito importante, principalmente pelo fator estreia. Já no segundo jogo pegamos um time muito físico e apesar de criarmos muito, acabamos parando no goleiro deles. No restante conseguimos entrar mais tranquilos e conquistar nossos objetivos.


Após a competição, o time alvi-celeste já anunciou novidades para seu elenco de 2023. Os atletas Marcos Costela, Juliano Lopes e Tonislan assinaram sua renovação, o goleiro Leo Gomes foi contratado e o pivô  Maxwell Valente deixa a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *