Conheça Gabriel Espinosa, influencer e jornalista que se destacou na área dos games

Com quase três milhões de seguidores no Instagram, o Influencer digital fala sobre profissão, jornalismo e atuação
Tempo de leitura: 6 min

Gabriel Espinosa, mais conhecido como GB12, nasceu em Guarulhos (SP) e se formou em comunicação social com habilitação em jornalismo, no final de 2011. Atuou em um programa local e diário de rádio como repórter, produzindo reportagens e notícias de campo. “Meu foco era produzir notícias de cunho de cidades, policialescas, enfim, coisas que aconteciam na minha cidade (Guarulhos)”, afirmou GB. Depois disso, trabalhou na redação do jornal “Diário de Guarulhos”, um dos mais importantes veículos da cidade, além de presenciar o início da atuação digital do jornal.

Ao ser questionado sobre suas intenções enquanto jornalista, Gabriel afirmou que sempre esteve empolgado com a profissão, principalmente porque tinha muita importância e relevância para as pessoas. “Você acaba fazendo algo de útil, que ajuda as pessoas. Isso era o que me deixava mais feliz e empolgado”, relembra.

A introdução de GB12 no mundo midiático começou quando ele trabalhava para uma agência de publicidade, produzindo conteúdo para diversos clientes, como Hasbro, Audi, entre outras. Com isso, ele conta que adquiriu habilidades “de redes sociais”, atuando inicialmente no Facebook. Mas, o maior contato com o cenário dos games se deu quando ele foi o escolhido para a vaga de coordenador que conduziria a parte de criação de conteúdo da empresa Level Up Games.

Seu maior público foi através da comunidade do Free Fire – jogo eletrônico de ação. Atuando de forma muito característica, ao levar informações sobre o jogo em primeira mão, GB conta como foi o processo de cativar e conquistar essa galera: “A primeira coisa, é adaptar a linguagem ao jeito que a comunidade do Free Fire conversava, para penetrar melhor, para que as pessoas tivessem maior aceitação, entendessem o meu conteúdo e absorvessem minha mensagem. Então, eu usei minhas habilidades jornalísticas de apuração e precisão de notícias, de coesão, adaptando minha comunicação.”

Seu sucesso de atuação o levou para diversos eventos e campeonatos, trazendo experiências incríveis. “Eu acho sensacional a capacidade dos jogos eletrônicos de unir as pessoas e de atingir um novo público.“, afirmou. Em 2019, Gabriel foi para a Tailândia cobrir um campeonato do jogo e produzir um inovador conteúdo internacional, com diversos influencers e players.

Questionado sobre a efemeridade dos jogos de celular, Gabriel se mostrou muito confiante e seguro, já que mesmo diante desse fato, ele diz ter uma ótima capacidade de adaptação e vontade de trabalhar. Diz também: “Eu considero meu sucesso nos jogos, meu sucesso como criador de conteúdo, muito mais fruto do meu trabalho do que um acaso. Então, se foi fruto do que eu fiz de maneira planejada e organizada, eu consigo aplicar novamente, é só continuar trabalhando. Agora, por exemplo, eu criei um canal novo no Youtube sobre futebol. Só nas últimas 48 horas eu passei de 9 milhões de visualizações. No TikTok eu passei de 178 milhões de views. Estou produzindo mais de 10 vídeos por dia em plataformas diferentes. Isso mostra que é possível sim se reinventar e converter seu conteúdo para novos assuntos e plataformas.”

É fato que a proximidade do influencer com os jogos virtuais é muito incentivadora, em especial para aqueles que sonham em ser jornalistas e se interessam pelos games em geral. Sobre esse assunto, GB afirma ter espaço para todos no cenário, porque, hoje em dia, está “incrivelmente melhor para se trabalhar, já que antigamente existiam muitos grandes portais monopolizando a comunicação. Hoje vemos pessoas sendo o ponto focal da comunicação. Isso faz com que as pessoas possam produzir conteúdo, porque tem muita gente para consumir também.”

O jornalista afirma também que sua formação foi peça crucial para a construção do seu sucesso. Já que, ao oferecer um background muito consolidado e uma capacidade jornalística diferenciada, destacou-se , não somente pelo conteúdo, mas pelas portas que seu diploma abriu.

Falando agora sobre futuro, Gabriel conta que pretende continuar atuando nas mais diversas plataformas, entendendo as mudanças que elas apresentarem, se posicionando da melhor forma e alcançando o maior público possível. Além disso, também pretende continuar sua ampliação para o empresariado, visto que ele já tem sua própria agência de marketing, estabelecendo contratos com influenciadores. “O conteúdo que você produz fala muito sobre você, não sei como minha vida estará daqui dez anos, mas certamente estarei produzindo algo que faça sentido para mim no momento“, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *