- Fim da Taxação de Compras Internacionais de até US$ 50 Preocupa Setor Comercial em Goiás - 17 de janeiro de 2024
- A Relevância do Ensino e Estímulo às Artes nas Escolas Públicas Goianas - 4 de dezembro de 2023
- Aprovação do Projeto ‘Escola em Ação’ em Goiás promove Atividades aos Finais de Semana para a Comunidade - 30 de outubro de 2023
Após ser adiada por 3 anos a 14ª edição da mostra de cinema ‘O amor, a morte e as paixões’, finalmente tem sua data prevista para ocorrer entre os dias 15 e 26 de fevereiro. O evento acontecerá nas salas de cinema do recém inaugurado Cinex, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).
Os acontecimentos que provocaram tamanho adiamento do evento foram, além da pandemia da covid 19, o incêndio que atingiu salas de cinema do antigo Banana Shopping, em abril de 2022, onde a mostra era realizada anualmente.
Como nas edições passadas, a mostra contará com a curadoria do professor da UFG e crítico de cinema, Lisandro Nogueira, que em entrevista ao Lab Notícias falou sobre sua expectativa para a mostra deste ano. Lisandro afirma que estimativa de público para esta edição é de 20 mil pessoas, o mesmo das edições passadas. Quando perguntado sobre o fato das pessoas estarem indo menos ao cinema nos ultimos anos poder consequentemente colaborar com uma baixa neste número, ele diz que por mais que a covid 19 tenha sido responsável por essa diminuição, o cinema tem voltado com força, e as pessoas tem ido prestigiar filmes com mais frequência.
O tema da Mostra este ano será “Diversidade e Pluralidade com Temáticas Contemporâneas” e exibirá filmes que foram destaque em festivais de cinema pelo mundo, além de produções nacionais e goianas.
“O objetivo da Mostra todos os anos é promover o encontro entre as pessoas, queremos formar público e nos divertir com cinema”, afirmou o professor.
Segundo a estudante universitária Anny Evelyn, que compareceu à última mostra no ano de 2019, o evento foi uma experiência fascinante para ela e seus amigos.
Nós adoramos a mostra, assisti a filmes incríveis ganhadores de oscars, e algo que o evento faz muito bem é nos apresentar a riqueza da cinematografia regional. Afirmou a estudante.
Ao ser perguntada se irá na edição da mostra deste ano, Anny responde que sim, e fala sobre os valores acessíveis dos ingressos das edições passadas.
Estou ansiosa para edição deste ano, e nao vou perder a oportunidade de levar meus amigos também. A arte dos filmes deve sim ser acessível para todos, ainda mais se tratando da exibição de obras que enaltecem a nossa cultura, e a importância de sua valorização.
A programação completa da 14ª edição da mostra de cinema e o valor dos ingressos ainda não foram divulgados, mas o aumento do preço já é esperado, segundo o professor Lisandro Nogueira.
Com certeza haverá aumento, sempre houveram, a cada edição da mostra , mas para os estudantes o valor dos ingressos será ainda mais acessível. Concluiu Lisandro Nogueira.