- Fim da Taxação de Compras Internacionais de até US$ 50 Preocupa Setor Comercial em Goiás - 17 de janeiro de 2024
- A Relevância do Ensino e Estímulo às Artes nas Escolas Públicas Goianas - 4 de dezembro de 2023
- Aprovação do Projeto ‘Escola em Ação’ em Goiás promove Atividades aos Finais de Semana para a Comunidade - 30 de outubro de 2023
Imagem em destaque: Carnaval dos Amigos
A comemoração do Carnaval goiano tem voltado com tudo após dois anos de pandemia da COVID 19. Um exemplo, são as realizações festivas do feriado no Centro Cultural Mercado da 74 Marília dias Mendonça e em estabelecimentos comerciais da capital, desde o dia 28 de janeiro.
Jair Honório do Prado ,mais conhecido como Jajá é proprietário do Jajá drinks e petiscos no Mercado da 74 e do Bar e pub Quintal do Jajá , ambos localizados no centro de Goiânia e pontos tradicionalmente conhecidos pelas comemorações de carnaval.
Além disso, Jajá é um dos coordenadores das festividades do feriado no mercado da 74 e em entrevista ao Lab Noticias ele conta um pouco sobre sua história com o carnaval e suas expectativas para volta das comemorações do feriado na região após dois anos.
LN: Quando o carnaval começou a fazer parte da sua história?
Jajá:”Eu sempre adorei o carnaval, desde criança no interior, em Joviânia eu participava das marchinhas de Carnaval. Vim pra Goiânia há 51 anos atrás e participei também de várias edições de carnaval quando mais jovem, no setor jaó e aqui no centro da cidade também, antes de me tornar um dos organizadores desse evento tradicional na região e quero continuar preservando a história e cultura do carnaval raiz”.
LN: Como é poder voltar com as comemorações de carnaval no Mercado da 74?
Jajá:”Eu estou aqui no mercado há 51 anos e tenho toda uma história com o carnaval . A comemoração do Carnaval aqui no Centro Cultural Marília dias Mendonça é um dos mais tradicionais de Goiânia e infelizmente ficamos dois anos seguidos sem poder realizá-lo devido à pandemia da COVID 19. Poder voltar a realizar esse evento é muito importante e valoriza ainda mais a cultura brasileira no Centro de Goiânia, temos que valorizar a nossa cultura no aqui no Centro”.
LN: Outro famoso estabelecimento do senhor é o Quintal do Jajá. Ao que deve tamanho sucesso desse centro gastronômico? Como ele surgiu e se tornou esse conhecido ponto de encontro pra comemorações de carnaval?
Jajá:”Temos uma gastronomia muito boa no quintal do Jajá, e música ao vivo também ,aquele sambinha raiz que põem todo mundo pra dançar sabe. Valorizando o Centro de Goiânia. Sempre valorizei o centro e quando fiz o projeto do Quintal, procurei muito até encontrar uma casinha bem Retrô, que logo de cara gostei e de puxadinho e puxadinho se tornou esse sucesso que atualmente é o Quintal. Mas ele só saiu do papel depois que o meu hoje sócio, Ricardo de Melo Coutinho, veio até mim porque não queria mais ser gerente de banco. Apresentei pra ele o meu projeto e o fato de ele também ser músico o fez se interessar ainda mais pelo Quintal e tudo que faz dele esse lugar pra se ter bons momentos. Assim surgiu o quintal, com muita música boa e comemorações de carnaval à moda antiga, o que sempre chamou muito a atenção das pessoas”.
LN: Quais são as suas expectativas para o retorno das comemorações de carnaval aqui no Centro de Goiânia?
Jajá:”A expectativa é muito boa, tivemos um esquenta aqui no dia 28 de janeiro e foi um sucesso. Recebemos mais de duas mil pessoas aqui no mercado e da mesma forma faremos no Quintal do Jajá, esperando também um grande público”.
LN: Quais serão os dias de eventos de carnaval no Mercado da 74 e no Quintal do Jajá no mês de fevereiro?
Jajá:”Aqui no mercado nós faremos outro esquenta no domingo, dia 12 de fevereiro das 16:00 às 22:00 hrs .Temos uma política séria em não passar desse horário pra que não haja reclamação dos vizinhos em questão do som alto ou tumulto de pessoas. Mas nos dias 18, 19, 20 e 21 do mês de fevereiro, nós teremos a comemoração do carnaval, iniciará às 18:00 horas e terminará as 22:00 horas. No domingo dia 19 iniciaremos a festividade mais cedo, às 14:00 horas com brincadeiras pras crianças, marchinhas além das apresentações de duas bandas, tocando aquele bom samba ao vivo”.
LN: O que esta edição de carnaval no Mercado e no Quintal terão de diferente nesse pós-pandemia?
Jajá:”Temos que ter ainda um pouco de precaução, pois ainda há muitos casos de Covid. Teremos um carnaval familiar, voltado para as famílias aqui do Centro e região e lógico que teremos todo um cuidado para que o nosso público se divirta com segurança e saúde, e esperamos que todos estejam vacinados é claro”.