- Transtorno Bipolar é a segunda causa de suicídios no país - 11 de agosto de 2023
- Indústria Têxtil Brasileira: entenda os panoramas do setor que cresceu mais de 20% nos últimos anos - 7 de julho de 2023
- ‘Pride to Be’: Converse lança coleção que celebra a diversidade no mês do orgulho - 16 de junho de 2023
Carioca, graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Costa usa a maquiagem como forma de expressão artística. Destacando no mercado por sua sensibilidade, senso de moda e uma visão visionária sobre a indústria da beleza.
Assim que me formei procurei uma nova expressão artística, foi onde eu encontrei a maquiagem. Sempre pintei, desde os meus 13 anos de idade eu tenho contato com as artes plásticas, então isso acabou me levando para a maquiagem”, comenta o maquiador.
Com uma agenda repleta de celebridades do mundo da moda, como: Gkay, Sasha Meneghel, Lívia Nunes, Alessandra Ambrósio e sua amiga íntima, Sabrina Sato. Rodrigo concedeu uma entrevista à redação sobre sua história no universo fashion, assim como fala sobre sua linha de maquiagem RCBEAUTY, a qual é comercializada pelas lojas físicas da Sephora, assim como no site Sephora Brasil.
O artista já trabalhou com editorial de moda, campanhas publicitárias, desfiles, red carpet, fashion weeks. Maquiando, como também assinando a parte dos cabelos e penteados, Rodrigo criou uma carreira belíssima a partir de uma visão singular e sensibilidade à beleza.
A maquiagem é vista como arte devido à sensibilidade!”, discorre Rodrigo.
Adan Neto: Qual sua história com a maquiagem? Como começou?
Rodrigo Costa: Isso ocorreu de forma inusitada, porque assim que me formei eu estava desempregado e viver de arte no Brasil é algo complicado, infelizmente, se você não tem um sobrenome e vem de uma família já conhecida para ajudar… Então tive que batalhar e acabei entrando na MAC. Foi onde eu conheci o mundo da maquiagem, o qual não conhecia até o momento, nunca tinha tido contato… A partir do momento que consigo essa oportunidade tudo se abriu, tudo aconteceu muito rápido! E fiquei 3 anos e meio com a empresa.
Rodrigo Costa: Já tem 11 anos que vivo em São Paulo, onde sigo minha carreira solo, sem uma marca por trás. Por conseguinte, acabei conhecendo a Mônica, que até hoje é a minha agente, e iniciei nesse lado das celebridades, trabalhar com moda, as quais são áreas que sempre gostei de trabalhar, posto que é a vertente que mais combina comigo no meio da maquiagem.
Assim, as coisas aconteceram muito rápido, quando as coisas fluem nessa velocidade você tem noção que aquilo era pra você! Muito louco isso, né? Dessa maneira, fui conhecendo muitas pessoas nessa jornada com a maquiagem que foram me ajudando e incentivando a crescer cada vez mais!
Adan Neto: Qual foi a primeira celebridade que você teve a oportunidade de trabalhar?
Rodrigo Costa: A primeira celebridade que maquiei foi a atriz Carol Castro, a qual tenho contato até hoje! Eu fiz a Carol Castro através de uma stylist no Rio de Janeiro que é minha amiga, Marina Brum, que me apresentou ela e acabei fazendo maquiagem pro carnaval na Carol.
E logo em seguida eu conheci a Sabrina através do Henrique Martins, o qual já fazia as maquiagens dela aqui em São Paulo e uma vez a Sabrina precisou de um maquiador no Rio, e como eu estava no Rio, acabei maquiando ela e desde então somos amigos! Foi amor à primeira vista, e desde então a gente nunca mais se largou.
Rodrigo Costa: A Sabrina Sato é uma super minha amiga, sendo assim nossa relação não exclusivamente profissional! A Sabrina foi quem me abriu muitas portas, principalmente em São Paulo e é quem eu tenho muita admiração.
Adan Neto: Você possui uma uma lista incrível de ícones da moda com os quais já trabalhou! Quais delas ainda te dão um frio na barriga ao trabalharem juntos?
Rodrigo Costa: A única vez que senti um frio na barriga foi quando eu fui fazer a Kendall Jenner para capa da Vogue Brasil em 2016, e lá estava também a Kim Kardashian filmando o Keep Up With the Kardashian. Esse dia foi o último dia que senti um frio na barriga muito forte.
Rodrigo Costa: Senti também quando fiz a Anitta pro Rock in Rio Lisboa, em 2018, também foi muito louco! Foi a primeira vez dela em um Rock in Rio Lisboa, então estava todo mundo com um frio na barriga! Mas me lembro que toda equipe entregou um trabalho lindo!
Adan Neto: Há diferenças entre a maquiagem editorial de moda com as outras vertentes de make?
Rodrigo Costa: Trabalhar com moda é muito diferente! Na moda você tem que ter traços mais leves, a mão muito mais leve, tem que ter uma sensibilidade, tem que estudar muito sobre moda, marcas e estilistas. A sensibilidade é fundamental na moda, nem todos têm essa sensibilidade pro que é novo, pro que vem a acontecer . A maquiagem é vista como arte devido à sensibilidade!
Rodrigo Costa: Até hoje em dia em que eu trabalho com moda e também realizo red carpets, se reparar bem, minha pegada sempre será a moda! Eu estudo muito o look, de como o stylist vai vestir, como a celebridade vai se portar, o que eu acho que será legal de cabelo e maquiagem, porque na verdade eu assino os dois. Então há todo um trabalho em cima de estudo para que tenha um resultado final bonito e surpreendente.
Adan Neto: Recentemente, ao acompanhar Gkay durante a Paris Fashion Week, seu trabalho foi bastante elogiado! Qual era a ideia central nas maquiagens produzidas durante a viagem?
Rodrigo Costa: A gente tem feito um trabalho super bom, esse ano a gente veio com uma nova imagem, onde trabalhamos essa mulher que tem a ver mais com o que ela é em questão de se desconstruir para se construir novamente… pra que ela se reconheça! Agora ela está sem stylist, então é ela por ela mesmo , e claro por mim! Esse trabalho está sendo muito inovador e bom pra mim nesse sentido, uma vez que é somente nós dois trabalhando em cima de uma imagem final , a qual tem 99,9% de críticas construtivas, sabe?! Isso me deixa muito feliz.
Adan Neto: Sobre sua linha de produtos, quando e como surgiu essa iniciativa?
Rodrigo Costa: A linha de produtos sempre foi um sonho! Eu nunca tive a intenção de abrir um salão de beleza ou até mesmo uma escola de maquiagem. Mesmo que eu seja um dos primeiros maquiadores numa pegada mais fashion a dar masterclass, já fiz com a Sephora que foi muito importante pra minha carreira, mas nunca tive o sonho de seguir esse caminho das aulas. A história de ter uma linha de maquiagem sempre mexeu comigo porque eu gosto de produzir, de ir pro laboratório, de levar coisas novas, conhecer novas texturas, ficar no laboratório testando coisas sobre o que podemos fazer de novo e que seja surpreendente
Sem dúvida é um sonho que está crescendo e espero que esse seja meu futuro. Eu gosto de criar!
Adan Neto: Qual é o propósito da sua linha de maquiagens?
Rodrigo Costa: Visamos sempre a preservação do meio ambiente, todos os produtos são veganos,Cruelty-Free, estamos cada vez mais procurando que as fórmulas sejam clean beauty! Quero que meus produtos possibilitem o público de criar, não ficando presos em ” isso é um batom!” “isso é um blush!” São produtos multifuncionais, use como você quiser!
Por isso que lancei os sticks funcionais que até então não tinha, fui pioneiro nisso! A ideia do stick era algo que eu tinha há mais de 5 anos, porém com a pandemia o lançamento foi adiado… Eu sempre procuro que meus produtos sejam os mais tecnológicos possíveis. Com o stick, você pode usar como blush, sombra, batom, iluminador…Dependendo da cor você pode pirar com a imaginação!
Adan Neto: Por fim, há uma novidade, projeto futuro, que você possa contar?
Rodrigo Costa: A novidade que trago como spoiler é que esse ano lançaremos produtos para pele! Espero que até o final do ano esses produtos estejam nas lojas.