Tempo de leitura: 4 min

No dia 17 desse mês, a Nintendo anunciou, por meio das redes sociais, que The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom tornou-se o jogo mais rapidamente vendido da história da franquia e do continente americano. Foram 10 milhões de cópias vendidas nos três primeiros dias após o lançamento do jogo.

Além dos números impressionantes, o novo game para Nintendo Switch também está sendo aclamado em termos de qualidade, com críticas majoritariamente positivas. Os acontecimentos não apenas marcam a história da franquia Zelda, como também fortalecem o argumento de que o mais importante prêmio anual do mundo dos jogos já tem um dono para 2023.

Imagem promocional oficial do jogo. (Foto: Reprodução/Nintendo)

Anúncio e construção de expectativa

Tears of the Kingdom é uma sequência direta a The Legend of Zelda: Breath of the Wild, e foi anunciado como uma surpresa durante o evento de jogos E3, em 2019. Devido ao enorme sucesso de seu antecessor, que ganhou o prêmio Game of the Year em 2017, instalou-se uma verdadeira euforia quando a grande tela mostrou a frase “a sequência para The Legend of Zelda: Breath of the Wild está em desenvolvimento”. Apesar disso, a Nintendo deixou os fãs ansiosos e só foi dar novidades sobre o jogo em 2021: a data de lançamento, inicialmente prevista para 2022, foi adiada para 2023, seguindo os passos do jogo anterior, que também foi adiado duas vezes.

Dois anos se passaram desde o anúncio do jogo, e não pudemos fornecer mais informações durante esse tempo. Porém, o desenvolvimento está progredindo de maneira estável.

Eiji Aonuma, produtor da franquia, durante a E3 2021.

Entretanto, a escassez de informações sobre o produto e os adiamentos não desanimaram ninguém: durante a edição de 2022 da maior premiação do mundo dos jogos, a Game Awards, o TotK (abreviação do título do jogo) recebeu o prêmio de jogo mais aguardado. Assim, a aclamação do produto começou antes mesmo do seu lançamento.

Sucesso esmagador

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ficou disponível para jogar no mundo todo no dia 12 de maio de 2023. Além de lugar garantido nos Trending Topics, o jogo atraiu, logo nos primeiros dias, a atenção dos maiores portais e críticos do mundo gamer, como Metacritic, IGN e The Enemy. A The Enemy inclusive ousou mais que as outras: afirmou que a obra superou seu antecessor Breath of the Wild, considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. Elogios voaram para todos os lados, sobre os mais variados aspectos: arte, trilha sonora, jogabilidade, história e diversão.

E se as opiniões de especialistas e fãs não foi suficiente para mostrar a força da nova obra, a Nintendo publicou, 5 dias após o lançamento, o primeiro feedback oficial de número de vendas. No dia 17 de maio, a empresa revelou que TotK quebrou recorde de vendas da franquia Zelda e de vendas gerais na América, e aproveitou a oportunidade para se gabar também das críticas anteriormente citadas.

Ficamos impressionados com o apoio dos fãs para este lançamento recorde de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Takuro Horie, diretor administrativo da Nintendo Austrália, sobre a notícia.
Montagem feita pela Nintendo contendo avaliação de críticos sobre o jogo. (Foto: Reprodução/Nintendo)

Desafio para a Game Awards

As conquistas alcançadas pelo jogo trouxeram confiança aos fãs acerca do prêmio Game of the Year 2023, na premiação Game Awards, que ocorre no final do ano. Os indicados não foram oficialmente divulgados, mas hipóteses foram levantadas sobre quem serão alguns dos competidores (além, é claro, do próprio Zelda): Final Fantasy 16 e Hollow Knight: Silksong, apesar de ainda não terem sido lançados, são considerados os adversários mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *