Tempo de leitura: 4 min

Ocorreu nesta quarta-feira (24) o lançamento do projeto ‘Viva o centro!’ que contou com diversas atividades culturais durante todo o dia, em pontos específicos da capital goiana. O projeto idealizado e coordenado pela vereadora Kátia Maria (PT), foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Goiânia, tendo uma programação gratuita para toda a população, que pôde desfrutar neste feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, de espetáculos teatrais, shows musicais, encontro de brechós, feiras e exibição de filmes. Além disso, o evento dispôs de uma Carreta Furacão que partiu da Câmara Municipal de Goiânia às 8h da manhã e percorreu alguns pontos turísticos e culturais do Centro da cidade.

O projeto é estruturado em cinco Eixos:

  1. Patrimônio material e imaterial
  2. Economia, Arte, Cultura e Lazer
  3. Mobilidade e Sustentabilidade
  4. Segurança e Dignidade Humana
  5. Trabalho e emprego

A cabeleireira Mariana Mendes, que compareceu ao evento com sua família, falou ao Lab Notícias sobre sua experiência nesta quarta-feira no Centro da Cidade:

Estamos adorando o evento. Já fomos em alguns pontos de atividades do projeto aqui no centro e nos divertimos muito, pois não falta lazer pra se ter em família, aqui hoje . A Vereadora Kátia, e os demais idealizadores do projeto estão de parabéns! Espero que o “Viva o Centro” se estenda por muito tempo, porque eu e minha família compareceremos nas próximas edições, sem a menor dúvida. Afirmou Mariana.

Com o objetivo de promover a função social do Centro de Goiânia, preservar sua identidade histórica, fomentar a arte e aquecer a economia local, o “Viva o Centro”, segundo a Vereadora Kátia Maria, é uma forma de fazer com que a cultura e a arte seja um instrumento para isso.

“Defendo que a cultura chegue aos bairros , mas também quero que a população dos bairros possa visitar o centro de Goiânia e usufruir dos benefícios que têm o nosso Centro. Temos o Teatro Goiânia, o Goiânia Ouro, Mercados, a Rua do Lazer, a Rua 8 ,entre outros lugares que muitas pessoas que moram em Goiânia e região não conhecem. Por isso, precisamos dar ao centro a sua função social, aquecendo a nossa economia por meio da cultura e da arte. Isso fará com que a região central seja um lugar prazeroso para que as familias possam se divertir, e assim movimentar a nossa economia”, afirma Kátia Maria.

Mesmo com uma extensa programação cultural, houve também o seminário Viva o Centro: Caminhos e Possibilidades, no colégio Lyceu de Goiânia, com o intuito de promover debates e discussões para que a Câmara Municipal formule projetos de lei a serem apresentados.

” Queremos que com este seminário, a população, os formadores de opinião, comerciantes do centro venham discutir estes cinco eixos em que o projeto foi estruturado, e juntos, propormos a solução para o centro de Goiânia, que atualmente se encontra sujo, abandonado, com sérios problemas de segurança pública e com uma população em situação de rua, que carece de cuidados e zelo .Por isso, juntamente com a Universidade federal de Goiás e o IFG, coordenamos esse seminário para formular diretrizes e propostas necessárias para politicas de limpeza urbana, segurança pública, entre outros assuntos a serem debatidos”, afirma a vereadora.

Quando questionada sobre o futuro do projeto, a parlamentar afirma que o mesmo está só começando e que as ações promovidas pelo evento serão permanentes:

 “É um projeto a curto, médio e longo prazo, e este é só o lançamento dele. Pretendemos transformar estes cinco eixos em ações permanentes, para que o centro ofereça uma melhor qualidade de vida para a população”, concluiu a Vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *