- Confira o chaveamento, os confrontos e as análises das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana - 11 de agosto de 2023
- Botafogo tem 57,7% de chance de ser campeão brasileiro; Grêmio e Flamengo aparecem na sequência - 7 de julho de 2023
- EUA x Canadá e Croácia x Espanha decidem as finais da Nations League da Concacaf e UEFA; saiba todos os detalhes - 16 de junho de 2023
As duas finais ocorrerão no próximo domingo (18), com a partida entre Croácia x Espanha acontecendo às 15h45, no Stadion Feijenoord, também conhecido como De Kuip, em Roterdã, na Holanda.
A decisão envolvendo Estados Unidos x Canadá será um pouco mais tarde, às 21h30, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos EUA.
Com excessão dos Estados Unidos, que já levantou o troféu da Nations, as demais seleções ainda não venceram a competição. Sendo assim, teremos um campeão inédito na Europa, e o Canadá pode quebrar a hegemonia dos EUA de ser bicampeão.
Informações: EUA x Canadá
A Seleção dos Estados Unidos chega à final após golear o México na semifinal por 3 a 0, com dois gols de Pulisic e um de Ricardo Pepi. O jogo foi marcado por muita confusão, com quatro cartões vermelhos, e encerramento prematuro por conta da reincidência de gritos homofóbicos vindos dos torcedores mexicanos.
Os EUA não poderão contar com o lateral-direito Sergiño Dest e o meia McKennie, que cumprirão suspensão na grande final.
A equipe estadunidense conta com a melhor defesa e o melhor ataque da competição, sendo 17 gols marcados e apenas 2 sofridos.
Na primeira fase, os Estados Unidos estavam no grupo 4, ao lado de El Salvador e Granada, tendo terminado na liderança com 10 pontos, com 14 gols marcados e 2 tomados.
Já o Canadá vai para a sua primeira decisão na história da Nations, a equipe canadense conseguiu a sua classificação para a final após ganhar de 2 a 0 do Panamá, com gols de Jonathan David e Davies.
A Seleção do Canadá não vence um título desde 2000, já são mais de 23 anos sem levantar um troféu. O último título foi a Copa Ouro vencida diante da Colômbia.
Na sua primeira partipação em Nations, o Canadá não passou nem da fase de grupos, diferente dessa temporada onde ficou na primeira posição do grupo 3, à frente de Honduras e Curaçao, com 9 pontos, além de 11 gols marcados e 3 sofridos.
Ao todo, o Canadá disputou nessa Nations 5 jogos, tendo marcado 13 gols e sofrido 3.
Análise: Canadá x EUA
O comentarista Luiz Henrique Cisterna, da Dibrou Sport Brasil, em entrevista exclusiva para o Lab Notícias, revelou a sua expectativa para a decisão da Nations League da Concacaf e citou alguns possíveis destaques.
Mesmo vindo de uma sonora goleada diante do México, o comentarista acredita que os Estados Unidos não é favorito pro jogo e cita que não seja zebra uma vitória canadense.
“Não vejo os Estados Unidos como favorito, apesar de ter um plantel muito bom, com McKennie, Pulisic, entre outros jogadores fantásticos que têm evoluído bastante. Acredito que o Canadá tem feito um trabalho a longo prazo desde as eliminatórias da Concacaf, onde foi líder, onde conseguiu ir a copa. Deu trabalho a todas as seleções. A Bélgica, né? Ganhou basicamente sofrido com aquela vitória de 1 a 0, então acredito que os Estados Unidos não é favorito para o jogo e não acredito que seja uma zebra o Canadá vencer a Nations da Concacaf, visto que o próprio Canadá foi líder das eliminatórias da Concacaf.”
Luiz Henrique fez uma análise sobre como devem se portar as duas seleções dentro de campo.
“Acredito que dentro de campo, o Canadá tem um time muito veloz, mas que não vai querer se expor tanto, quanto aos Estados Unidos, que até durante a copa fez algumas partidas mais abertas em termos de contra-ataque, como até foi contra a Inglaterra. Espero um pouco mais de ação dos Estados Unidos e um pouco mais de reação da seleção canadense.”
Informações: Croácia x Espanha
A Croácia chega para a grande decisão diante da Espanha após passar por uma avalanche de emoções com a Holanda. A seleção croata venceu os holandeses por 4 a 2 na prorrogação, com gols de Kramaric, Pasalic, Petković e Modric.
Os croatas nunca haviam sequer se classificado para o final four do torneio. Nas duas primeiras edições da Nations, a Croácia foi eliminada na fase de grupos.
Na fase de grupos dessa temporada, a seleção croata ficou na liderança do grupo 1, com 13 pontos, tendo ficado a frente de Dinamarca, França e Áustria.
A Croácia disputou 7 jogos até aqui na Nations, foram 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota; além de 12 gols marcados e 8 sofridos.
A Espanha, por sua vez, vai tentar reverter o que foi a final da temporada passada, onde foi vice-campeã para a França. Essa será a segunda final espanhola em três temporadas de Nations.
Os espanhóis se classificaram para a decisão ao vencerem a Itália por 2 a 1, com gols de Yeremy Pino e Joselu. O gol que deu a classificação espanhola saiu aos 43 minutos do segundo tempo.
A Espanha se classificou na primeira posição do grupo 2, com 11 pontos, terminando a frente de Portugal, Suíça e República Tcheca. Os espanhóis marcaram 8 gols e sofreram 5 na primeira fase.
Foram 7 partidas jogadas pela seleção espanhola, com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota; além de 10 gols marcados e 6 sofridos.
Análise: Croácia x Espanha
O comentarista Luiz Henrique Cisterna também fez a sua análise para o confronto entre Croácia e Espanha.
Luiz Henrique fez uma avaliação muito ligada a diferença de tempo de trabalho da Espanha para a Croácia, já que o técnico espanhol, Luis de La Fuente, assumiu recentemente, enquanto Zlatko Dalić está a 6 anos no cargo
“Então, eu vejo um trabalho da Espanha que começa a partir de agora, né? Com o Luis de La Fuente como novo treinador. Ele pegou uma base muito jovem, que o Luiz Henrique já vinha trabalhando, mesclou alguns jogadores com mais experiências, né? Como é o caso do Navas e também do Jordi Alba. Então eu vejo uma Espanha que ainda está ganhando uma cara e tenta ser uma seleção mais objetiva, mais direta; quanta a gol e não só ter a posse de bola.
A Croácia tá com o Dalic desde 2017 vem com campanhas espetaculares e o grande porém é na hora da decisão pra levar essa taça inédita a parte mental, mas a Croácia é um time muito forte mentalmente, digamos assim, em todas as competições; sabe sofrer, jogar atrás do placar, tem um jeito de jogar muito claro sem a bola um 4-5-1 com a bola tem velocidade dos lados”
Sobre o maior jogador croata da história, Luka Modric, o comentarista respondeu sobre o talvez fim de um ciclo para o camisa 10 em caso de título da Nations.
“O Modric é um jogador extremamente valorizado, extremamente craque e com toda a certeza faz muita diferença. Em caso de título da Croácia, é uma coroação, é um legado para o Modric. Ele já foi melhor do mundo; já foi digamos assim, né? Vice de copa do mundo; já chegou a 3º lugar de copa; tem uma carreira fantástica no Real Madrid; e merece levar uma taça com a seleção da Croácia.
Mas acredito que ele ainda possa jogar a Euro ano que vem na Alemanha e pelo que ele tem se dedicado na parte física, eu não vejo problema e acredito que ele possa até jogar a Copa de 2026, mas uma taça, como falou até o Kramaric nessa semana, ‘é um troféu que coroa uma geração desses croatas’, principalmente ao Modric, que é o capitão e o líder da equipe .”
O autor do gol da classificação da Espanha para a decisão, Joselu, está vivendo seu melhor momento na carreira aos 33 anos, e vive a expectativa de poder começar jogando contra a Croácia. Para Luiz Henrique, Joselu deve começar jogando.
O Joselu tem entrado, tem marcado gols; um dos artilheiros do campeonato espanhol (com o Espanyol); um time rebaixado, que produz muito pouco. É um cara muito eficiente, tem altura e tem que contar com o momento dele. O Morata tem se esforçado muito, mas o Joselu tem entrado e tem decidido. Acredito que o Joselu tem que ser titular na final
Para a produção desta notícia foi usada a ferramenta Pinpoint, do Google. Ela foi utilizada para transcrever o áudio da entrevista para texto.
Clicando aqui Pinpoint (Google) – você pode saber mais sobre essa ferramenta e conhecer suas funcionalidades.