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ALICE VALADARES LOURENCO
Foto por: Square Enix

No dia 22 de junho é lançado um dos jogos de videogame mais aguardados de 2023, Final Fantasy XVI. Sendo desenvolvido pela Square Enix, o novo titulo numerado foi inicialmente anunciado em setembro de 2020 e deixou por muito tempo os fãs da franquia ansiosos e temerosos para descobrir qual seria a nova empreitada da desenvolvedora após Final Fantasy XV, que foi um grande divisor de aguas entre os fãs mais ávidos.

Apesar dos trailers e Informações divulgadas com o passar dos meses, considerável parte do público ainda seguia insegura com relação ao game, mas para a satisfação desses, no dia 12 de junho a Square Enix publicou uma versão de demonstração gratuita do game permitindo que os jogadores pudessem sentir uma pequena parcela da obra com suas próprias mãos.

Trailer de lançamento de Final Fantasy XVI | PlayStation Brasil

Sobre a demo

A demo de Final Fantasy XVI tem aproximadamente duas horas de duração e traz o inicio da história do game. Nela podemos ver o protagonista Clive durante a sua juventude almejando se tornar um soldado capaz de proteger o irmão mais novo que herdou de sua família um poderoso e importante poder que o define como próximo líder de sua comunidade.

Para o produtor de conteúdo e ator, Ghash: “A história vai para um rumo muito mais sombrio do que um FF geralmente iria. Geralmente quando começa um Final Fantasy a gente tem um terreno sendo construído, nós temos personagens sendo apresentados e só da metade para o final você tem uma grande carga emocional sendo jogada. Aqui não, basicamente eles já mostram o que vai ser a jornada do Clive de inicio e já introduzem qual a principal motivação dele. Além disso, Final Fantasy sempre vai pra rumos muito políticos, mas nesse jogo isso é ainda mais intenso, já no começo podemos ver um foco em politicagem, em campo de combate, cenários de guerra, remetendo muito a obras como Game of Thrones[produzida pela HBO], que inclusive já foi comentado pelos produtores como uma forte inspiração para o game.” O produtor de conteúdo também comenta que, fugindo dos padrões da franquia, o novo titulo trás cenas de violência explicitas e viscerais, cenas com conteúdo sexual e aborda temas sensíveis, mostrando que a obra busca atingir um público maduro.

Clive em Final Fantasy XVI | Foto por: Square Enix

Não é só na história que o novo titulo busca se inovar. No que se refere a jogabilidade, Final Fantasy XVI é um JRPG de ação e aventura, se afastando ainda mais do combate em turno que consagrou a franquia e se aproximando de jogos como Devil May Cry[desenvolvido por: Capcom] e God of War[Desenvolvido por: Santa Monica Studios]. De acordo com Ghash: “O jogo é muito mais focado na habilidade do jogador, no tempo de ação, de esquiva, é mais sobre apertar a coisa certa na hora certa. Mas é claro, sem perder a essência de Final Fantasy, o game ainda conta, por exemplo, com um sistema de magias bem tradicional da franquia e um sistema de construção do personagem. O Clive é o protagonista do game, mas o jogador é quem basicamente forma como ele vai ser, como ele vai lutar. Assim cada Clive é diferente um do outro.”

Ainda falando de jogabilidade, em determinados momentos da obra o jogador vai passar por Eikon Battles, que são lutas que colocam o usuário no controle de criaturas chamadas Eikon. Essas batalhas são de escala gigantesca e prometem ser um dos pontos fortes do game, uma delas também pode ser conferida na demo!

Trailer oficial das Eikon Battles | IGN

Recepção e resposta do público

Não existem ainda números oficiais quanto às pré-vendas feitas de Final Fantasy XVI ou em como o lançamento da Demo influenciou essas vendas. Porém, aliado à forte recepção positiva da base de fãs, no dia seguinte após o lançamento da demonstração, a mídia física do game se tornou o produto na categoria de Games e Consoles em diversas lojas de varejo como a Amazon, por exemplo. Até o momento da publicação dessa noticia, o titulo segue nessa posição, como pode ser visto na imagem abaixo.

Página de Final Fantasy XVI na Amazon | Screenshot tirada por: Alice Valadares

Os responsáveis pela obra

As mudanças presentes na obra não vieram a toa. O game conta com uma equipe de desenvolvimento de peso, trazendo nomes como Naoki Yoshida na produção(muito reconhecido pelo seu papel em Final Fantasy XIV), Kazutoyo Maehiro na direção criativa, sendo o principal responsavel pela história do game, Ryota Suzuki como diretor de combate(muito reconhecido pelo seu trabalho em Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma) e Masayoshi Soken, veterano nas trilhas sonoras de jogos da Square Enix.

Além disso em um evento de pré-lançamento realizado no ultimo dia 11, foi revelado que a desenvolvedora PlatinumGames (responsável por jogos como Bayonetta, Metal Gear Rising e NieR: Automata) e o time de desenvolvimento de Kingdom Hearts 4 colaboraram no desenvolvimento de certos trechos de Final Fantasy XVI. Apesar deles não terem seus papeis revelados, conhecendo os nomes envolvidos, é seguro assumir que eles trabalharam em aspectos de jogabilidade, como o combate.

[Atenção: Esse texto foi produzido com o auxílio da ferramenta do Google, Pinpoint. A ferramenta realiza transcrições de áudios para texto através de Inteligência artificial, nesse caso sendo utilizada para a transcrição das entrevistas captadas em áudio. Todo o processo foi acompanhado pela jornalista responsável por essa publicação para que erros não fossem cometidos.]

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