- Bioma de sacrifício: Cerrado bate novo recorde de alertas de desmatamento - 14 de agosto de 2023
- Senador Canedo: ex cidade-dormitório é o novo foco do mercado imobiliário - 15 de julho de 2023
- Marcos do Val é alvo de operação da PF, autorizada por Alexandre de Moraes - 16 de junho de 2023
Resumo, por Chat GPT:
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) é investigado pela Polícia Federal por obstruir informações sobre os atos antidemocráticos do 8 de janeiro. A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, aconteceu nesta quinta-feira (15) e os policiais fazem buscas em três endereços: no gabinete e nas casas do senador, em Brasília e em Vitória.
Marcos do Val é investigado por tentativa de golpe e declarações que direcionam os policiais até o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. A PF cumpriu os mandatos de busca e apreensão em todos os endereços citados, e, a determinação de Moraes, segundo o UOL, o senador deve se abster de publicar e promover notícias falsas e ataques as instituições. O Twitter, Instagram e Facebook dele foram retirados do ar. Além disso, a perícia nos celulares e computadores de posse do parlamentar que foram apreendidos na ação foi iniciada nesta sexta-feira (16).
Motivações
Segundo a GloboNews, uma das causas das investigações foi a divulgação de supostos documentos sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Veja a seguir as fotos que foram divulgadas por Marcos do Val:
Falas de “do Val”
Desde o último dia 6, o senador tem utilizado seus meios de comunicação para fazer declarações diretas ao ministro do supremo, Alexandre de Moraes. Para o colegiado, afirmou:
“Uma das maneiras de calar um senador é inserir no inquérito. Não há contribuição minha para tal. Se eu estou sendo investigado ele também deveria [ser investigado]”
Nessa quarta-feira (14), o senador destacou em publicação nas redes sociais que eram notórias as “ações inconstitucionais de Moraes”, sendo o ministro um “traidor da pátria”:
“Seguindo o que determina a constituição que cabe aos senadores, fiscalizar, afastar e até impeachmar ministros do STF. É notório em todos os meios jurídicos e entre os magistrados, por todo o Brasil, as ações anticonstitucionais do ministro Alexandre de Moraes”
Além disso, durante a sua participação no Globo News nesta quinta, em entrevista com a jornalista Natuza Nery, o senador disse que utilizou a imprensa para propagar falas inverídicas e que ‘o que foi dito para a imprensa não era oficial’. Confira o vídeo: