Debates e Bailes são ações do Movimento Negro em Goiânia

Grupos de estudo e eventos voltados a celebração da negritude fazem parte das ações do Movimento Negro de Goiânia
Tempo de leitura: 4 min
Larissa Rocha
Últimos posts por Larissa Rocha (exibir todos)

Movimento Negro

O movimento negro concentra diversas manifestações antirracistas que agem em prol das vidas negras exaltando suas existências. Aqui no Brasil, o movimento vem desde o período escravista liderado por importantes personagens, que desde aquela época, organizados em comunidades e grupos, reivindicam o respeito a existência do negro nos diferentes espaços da sociedade brasileira. 

Foto: Reprodução “Jornal do Brasil” / Editora José Olympio

Conforme enfatizam Machado e Ratts (2012) esses movimentos sociais organizados nos espaços urbanos por aqueles que engajam e lutam pela causa, possibilitam o fortalecimento da interação e da comunicação antirracista, e ainda o entendimento sobre as complexidades que afetam e perpassam a vida da população negra no Brasil. Para os autores, esses espaços possuem uma simbologia política e são utilizados para a materialização destas ações nas cidades.

Em todo o país militantes do movimento se reúnem para troca de afetos e debates sobre assuntos importantes que estão relacionados ao negro, como o racismo, as relações étnicos raciais, o corpo negro, a religiosidade, as ações afirmativas, a negritude, as desigualdades, a ancestralidade e o colorismo.

Movimento Negro em Goiânia

Na capital do estado de Goiás, Goiânia, o movimento acontece de diversas formas, desde a formação de grupos de conversa, comunicação e diálogos como o Coletivo Rosa Parks e o Grupo Pindoba que debatem sobre todos os assuntos citados, até movimentos que partem para o lado cultural, fazendo da arte um dos caminhos necessários para o fortalecimento do corpo e da memória do negro, por meio de costumes ancestrais partilhados em encontros interativos e afetivos, como as batalhas de rap e eventos como o Baile Black.

Ação do Coletivo Rosa Parks na VIII do Domingo Negro realizado pela Organização Negra e Periférica Carolina Maria de Jesus (ONEP)

Baile Black Gyn

O Baile Black é um movimento que tem como objetivo promover a união dos pretos da cidade de Goiânia, fortalecendo desta maneira as relações entre essas pessoas e todos aqueles que apoiam as ações, resgatando as raízes, celebrando a negritude  e avivando os costumes através da música e da dança afrodescendente.

https://www.instagram.com/reel/CtZIQYxNKbX/

O evento embalado pela discotecagem é uma ação dos militantes negros da capital contra toda a segregação que está presente na cidade, e é um ponto de encontro, socialização e divertimento, feito de preto para preto, e para quem quiser se juntar ao movimento, que é rodeado de muita descontração, apreciação da cultura negra, apoio e união do povo preto.

Próxima edição já tem data

Foto: Gustavo Pozzatti

O último Baile Black que teve como tema o dia dos namorados ocorreu em 11 de junho, com direito a correio elegante e muito amor preto no ar. E a próxima edição já tem data marcada, o evento ocorrerá no dia 25 de junho, a partir das 17 horas, no Beco da Codorna, que fica localizado no endereço: Avenida Anhanguera, 5331, esquina com Avenida Tocantins, Setor Central, Goiânia-GO. Quem comandará a animação da galera nesta edição, serão os DJs Iara Kevene e Arthur.

Foto: Instagram @baileblackgyn

Os interessados em participar do evento podem adquirir o ingresso no valor de R$10,00 antecipadamente no site Sympla, ou no local do encontro.

After do baile

Após pedidos dos frequentadores do baile, os organizadores resolveram estender a festa. Além do baile, os participantes interessados poderão curtir o after que será realizado na Casa Liberte, localizada na Rua 8. Por lá quem comandará a festa serão os DJs Daniel de Mello e Fummas. 

Para mais informações acerca desta e das outras edições, acompanhe o Baile Black nas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *