- Saudades da infância - 3 de agosto de 2023
- Super Mario Bros – O filme: uma animação nostálgica - 8 de julho de 2023
- Mc Daniel e a suposta traição - 11 de junho de 2023
Super Mario Bros – O filme, uma animação nostálgica baseada em um jogo eletrônico da Nintendo. O filme estreou em 06 de abril de 2023 nos cinemas brasileiros. Os diretores são Aaron Horvath e Michael Jelenic. Os irmãos Mario e Luigi vão parar no universo paralelo e Luigi está em perigo precisando do seu irmão para o resgatar, sem contar que Mario precisa ajudar a salvar o reino da princesa que está ameaçado pelo vilão Bowser. Essa obra está disponível para assistir na Amazon Prime Video.
Mario e Luigi são encanadores e moram nos Estados Unidos. No meio de um serviço que estão fazendo no Brooklyn para ficarem conhecidos e serem reconhecidos pelo trabalho, eles são transportados para outra dimensão. Cada um deles fica em um reino diferente e precisa lidar com poderes especiais, um vilão, aprender a andar em plataformas e lutar. Muitas pessoas contam com a ajuda de Mario para salvar Luigi e o reino da princesa Peach — que não é uma princesa indefesa, muito pelo contrário: luta corajosamente para salvar o seu reino.
O filme não teve uma recepção tão boa pela crítica nos Rotten Tomatoes, tendo apenas 59% de aprovação, diferente do público que teve 95% de aceitação. Filmes baseados em adaptação de jogos como por exemplo, Angry Birds e Sonic, costumam não serem bem aceitos pela crítica, mas já pelo público são sempre aprovados. O primeiro filme do Super Mario Bros foi lançado em 1993, porém foi muito criticado e nem sequer conseguiu arrecadar o dinheiro que gastou para produzir, diferente da nova produção.
Super Mario Bros – O filme nos proporciona uma experiência emocionante e divertida, o destaque é para as cores vibrantes, algumas cenas são idênticas à história original e outras possuem uma incrementação para que o filme possa se desenrolar de uma forma melhor.
Princesas em animações costumam ser inofensivas, mas a princesa Peach está longe de não causar danos a quem está contra o seu reino, ela luta com muita garra em prol do Reino Cogumelo. Produtoras de filmes estão cada vez mais criando princesas destemidas, independentes e empoderadas, inspirando meninas e mulheres a se livrarem de rótulos e serem quem quiserem. Exemplo de princesas que são assim, a Merida de Valente (2012) e a Mulan (2020) que segue a mesma animação de 1998. Personagens assim são muito importantes e essa mudança radical da Peach ficou ainda mais interessante, no jogo ela era indefesa e precisava ser defendida das mãos do vilão Bowser.
A trilha sonora do filme conta com músicas nostálgicas da franquia. Algo que aumenta ainda mais essa nostalgia são personagens dos jogos que participam da animação, um deles é o Donkey Kong, um personagem dos videogames criado no ano de 1981, o macaco aparece no filme como um rival que ajuda Mario. Luigi não aparece muito no filme, fica como secundário, isso traz uma sensação de que ele ficou no escanteio durante o desenrolar da animação. O Bowser é criticado por ser um vilão diferente, possui um imenso amor por Peach.
Existem rumores de que Super Mario Bros – O filme vai ter uma continuação. Esse filme é indicado para todo o público, desde crianças até jovens, mesmo os adultos que nunca jogaram Mario vão se surpreender com a animação, e para quem se divertia com o jogo na infância, serão boas lembranças.