- O “tempo” tem pressa - 10 de agosto de 2023
- Gossip Girls ou Instagrammers? - 20 de julho de 2023
- Debates e Bailes são ações do Movimento Negro em Goiânia - 22 de junho de 2023
Quem assistiu sabe e quem não viu,, não pode perder a oportunidade de “reconhecer” o mundo de uma das séries adolescentes mais famosas dos anos 2000, a Gossip Girl. A série, que possui 6 temporadas, se passa na cidade de Nova Iorque e conta as histórias rodeadas de nepotismo dos jovens estudantes e milionários da elite de Upper East Side, que vivem um conflito dramático cercado pelo luxo, influência, status e pelo egocentrismo presente em suas bolhas sociais.
Lançada em 2007, abordando problemáticas importantes como privilégio branco, nepotismo, fama, status, exposição e fake news, a série é um vislumbre do que se vê hoje nas redes sociais, como o Instagram. A garota do Blog, personagem que faz Gossip Girl ser o que é, atua na trama sendo a principal causadora, incentivadora, mediadora e eternizadora dos conflitos vividos pelos protagonistas da série.
As ações geradas pela blogueira misteriosa (A garota do Blog), assim como na rede social Instagram, pelos perseguidores de plantão, acabam fortalecendo uma problemática intensa que é a cultura do cancelamento. Na trama, os protagonistas eram perseguidos a todo momento por esta Blogueira, que os atormentava com exposições e fake news que eram publicadas em um blog muito conhecido na cidade, principalmente entre os jovens.
Os personagens não tinham paz e quando menos esperavam algo sobre eles era espalhado por toda a cidade pela Gossip Girl, o que gerava ainda mais rumores e especulações por parte dos leitores do blog e demais personagens envolvidos. Situações completamente semelhantes são vistas nas redes sociais do mundo virtual. Assim como na série, blogueiros, ou melhor, instagrammers usam das ferramentas presentes nestes ambientes para cuidar única e exclusivamente da vida dos outros, e ainda por cima divulgar o que pensam como fatos, para “Deus e o mundo”, tendo alguns inclusive como inspiração o próprio nome da série, “Gossip”.
A problemática que envolve essa questão, assim como em GG (Gossip Girl), é além da exposição de pessoas, a consequência de tudo isso traz para as vidas delas. Com a exposição feita muita das vezes de forma tendenciosa, manipuladora ou incompleta, o cancelamento pelos canceladores de plantão é inevitável. Vidas são colocadas em jogo, o que afeta grandemente todos os seus aspectos, principalmente a saúde mental, algo muito presente na série, já que os protagonistas enfrentam questões que deixam de ser pessoais e passam a ser acompanhadas por todos que acompanham o blog.
Gossip Girl, que em 19 de setembro completará 16 anos, agora está de volta à plataforma da Netflix, depois de ter sido excluída do catálogo em 2020. A série aclamada pelos fãs fez e faz muito sucesso com uma trama atemporal, que registrou os dramas das vidas luxuosas e deslumbrantes dos personagens, mas que também apresentou o lado ruim e problemático de estar em destaque e ser uma pessoa pública, estando exposta a tudo o que se encontra na internet no mundo virtual mas que acaba afetando fortemente a vida real.