- Conheça o Parque Mutirama - 15 de agosto de 2023
- O perfil da população em situação de rua no estado de Goiás - 11 de agosto de 2023
- As consequências da evasão escolar nos índices de longevidade e PIB brasileiro - 7 de julho de 2023
O Parque Mutirama há muito tempo é um dos principais e mais conhecidos pontos turísticos da capital. Inaugurado no final da década de 60, em 1969, pelo prefeito da época, Iris Rezende Machado. Localizado ao lado do Parque Botafogo, o Mutirama está em uma área criada e planejada desde a fundação de Goiânia, no centro da capital, entre as avenidas Independência, Araguaia e Contorno.
Completando 54 anos em 24 de outubro de 2023, o parque faz parte da história e infância de vários goianos. Com espaço para atender até 10 mil pessoas diariamente, é aberto ao público de todas as idades. Também conta com espaços e áreas verdes para piqueniques e outras atividades ao ar livre, além de quiosques para alimentação. O Mutirama chega a receber mais de 80 mil visitantes por mês na baixa temporada.
A história do Mutirama
Na década de 60, os clubes eram locais extremamente elitizados, conforme lembra Iris Rezende: “Os filhos de pessoas pobres nem passavam perto. Não havia também uma opção de lazer acessível. Naquele momento o Mutirama passou a fazer parte dos meus planos.”
O prefeito logo pensou no Parque Botafogo, que estava sendo degradado aos poucos. Seria o local ideal para preservar o bosque e construir um espaço para as famílias de Goiânia. Na mesma época, Iris foi convidado para uma visita institucional à cidade de Orlando, nos Estados Unidos. Foi quando o prefeito conheceu os parques temáticos do local e se encantou. Então veio a ideia de acrescentar alguns brinquedos ao projeto, que inicialmente continha somente churrasqueiras e espaços para convivência.
O projeto foi do arquiteto Eurico Godoi e foi construído pelo engenheiro Wilson Honorato. Na frente do parque, cujo nome é a junção das palavras “Mutirão” e “Autorama”, 12 caminhões traziam as atrações e uma criança tocava uma sineta para chamar a atenção de quem passava. A inauguração estava marcada para o dia 24 de outubro de 1969, aniversário de Goiânia. Porém, dias antes do evento formal, o Mutirama foi aberto para 200 pessoas, muitas delas operários ou filhos dos trabalhadores da obra do parque, para que pudessem testar os brinquedos.
Ao longo dos anos
Em seus vários anos de existência, o Mutirama passou por alterações.
Com isso, o parque ficou fechado até 2019, quando foi reaberto. No ano seguinte, o parque novamente foi fechado por conta da pandemia e reaberto no final do mesmo ano.
Atualmente
Segundo a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, os brinquedos passam por constantes manutenções corretivas, preventivas e preditivas para garantir a segurança dos visitantes. São mais de 20 opções de brinquedos para divertir a criançada, como por exemplo, tobogãs, roda gigante, teleférico, carrossel, montanhas-russas, barca pirata e até mesmo um trenzinho que faz a rota completa ao redor do parque. Entre as atrações estão o planetário que pertence à Universidade Federal de Goiás e o Parque dos Dinossauros, contendo réplicas em tamanho real a céu aberto.
O Mutirama abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h, e tem entrada gratuita. Fique ligado, pois o horário de pico do parque é aos domingos, às duas horas da tarde. Para não oferecer riscos aos visitantes, é proibido entrar no parque com qualquer tipo de objeto que possa emitir fumaça ou fogo, animais (com exceção de cão-guia), bicicleta ou bebida alcoólica.