- Copa do Mundo e arbitragem por mulheres: o avanço feminino no apito brasileiro e mundial - 18 de agosto de 2023
- Final definida! Espanha e Inglaterra se enfrentam pelo título da Copa do Mundo Feminina 2023 - 18 de agosto de 2023
- O ritmo do futebol feminino mundial: como as métricas traduzem o desenvolvimento da modalidade - 7 de julho de 2023
Na última quarta-feira (16), as partidas definiram a disputa da final da Copa do Mundo Feminina. O confronto será entre a Espanha, que passou pela semifinal vencendo a Suécia por 2 x 1, e a Inglaterra — vencedora da partida contra as donas da casa, Austrália. O duelo acontece no domingo (20) e vai consagrar uma campeã inédita. Entre as nove edições, os maiores campeões foram Estados Unidos, com quatro títulos, e Alemanha, com dois. Contudo, dessa vez, nenhuma das finalistas já venceu anteriormente e o último confronto pela taça entre duas seleções europeias foi em 2003.
Inglaterra
De um lado, a atual vencedora da Europa, Inglaterra, chega em busca do primeiro mundial sobre a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo FIFA Feminina Sub-17 e Sub-20. Assim, as inglesas chegaram à disputa com 100% de aproveitamento nas eliminatórias e um comando destaque. Sarina Wiegman, técnica das Leoas, soma duas Eurocopas e duas finais de Copa do Mundo em seleçoes diferentes: Holanda e, agora, Inglaterra.
Espanha
Por outro lado, a seleção da melhor do mundo Alexia Putellas chega à final após vencer a Suécia. Em resumo, apesar dos conflitos extracampo com o técnico Jorge Vilda – o protesto das 15 jogadoras em pedido da demissão do treinador por problemas de saúde mental das atletas e má gestão da equipe -, as espanholas alcançaram a final mostrando o trabalho sólido de incentivo à modalidade no país. O jogo conta com o avanço das laterais junto às jogadoras ofensivas marcando alta pressão em campo como forte característica.
Por onde acompanhar?
A partida será transmitida pela TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV, no YouTube. Assim, às 7h do domingo (20), a Copa do Mundo Feminina se encerra consagrando a campeã inédita no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.