- ‘Delírio a Dois’: Quando ousadia se torna um tiro no escuro - 1 de novembro de 2024
- O fenômeno da corrida: por que todo mundo está correndo? - 30 de outubro de 2024
- 4 lançamentos sobre diferentes momentos da vida para ler com calma - 3 de outubro de 2024
Olga Carmona é responsável pelo gol que deu título mundial inédito ao país.
No último domingo (20), a seleção da Espanha venceu a seleção da Inglaterra por 1 a 0 e conquistou o primeiro título da história do país na Copa do Mundo feminina em apenas sua terceira participação no Mundial. As duas equipes se enfrentaram no estádio Olímpico de Sidney, na Austrália, obtendo lotação máxima contendo quase 76 mil pessoas acompanhando a partida.
A capitã e lateral-esquerda Olga Carmona, de 23 anos, marcou o gol da vitória aos 29 minutos do primeiro tempo, após jogada em grupo, com participação de Teresa Abelleira e Mariona Caldentey. Com a vitória, a Espanha tornou-se o segundo país a alcançar títulos da Copa do Mundo tanto no feminino como no masculino, ficando apenas atrás da Alemanha.
A partida
Espanha e Inglaterra começaram o jogo com intensidade, as inglesas mantendo o domínio nos primeiros minutos, lançando o primeiro chute direto aos cinco minutos de partida, e com dez minutos o primeiro lance ao gol que acertou a trave.
As espanholas recuperaram a posse de bola aos onze minutos com a jogada de Salma Paralluelo quase conseguindo o primeiro gol da partida. Entre diversos lances entre as seleções, o início do primeiro tempo foi marcado por diversas oportunidades de gols.
Porém, somente aos 29 minutos do primeiro tempo, a seleção espanhola criou a jogada decisiva, Abelleira começou o lance pelo meio do campo recuperando a bola pela direita e cruzando pela esquerda para Caldentey que tocou para Carmona, com um chute rasteiro ao gol, a lateral realizou o único gol da partida.
Na volta do segundo tempo, a técnica da Inglaterra, Sarina Wiegman, realizou algumas mudanças no time em busca do empate, colocando em campo Chloe Kelly e Lauren James.
O segundo tempo continuou com diversas tentativas da equipe Inglesa de empate, entretanto sem sucesso, pois a posse de bola seguiu com as espanholas. Aos 64 minutos, o jogo foi suspenso para uma verificação de pênalti para a Espanha por toque de mão. A maior artilheira do time, Jennifer Hermoso bateu a cobrança defendida pela goleira Mary Earps.
Mesmo com a pressão das inglesas no segundo tempo, a seleção espanhola mantiveram o resultado que levou a equipe ao grande e cobiçado título de campeãs da Copa do Mundo de Futebol feminino.
Próxima edição
A próxima edição da Copa do Mundo Feminina será em 2027, porém a sede ainda não está definida. Alguns países disputam a candidatura para sediar a 10° edição, como: Brasil, África do Sul e outras duas candidaturas conjuntas.
Lista de todas as Campeãs da Copa do Mundo
Espanha em 2023
Estados Unidos em 2019
Estados Unidos em 2015
Japão em 2011
Alemanha em 2007
Alemanha em 2003
Estados Unidos em 1999
Noruega em 1995
Estados Unidos em 1991