- A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio - 7 de novembro de 2024
- O Caso Pélicot: Uma década de abusos, segredos revelados e justiça pública - 3 de outubro de 2024
- Vidas pedem socorro e, às vezes, não percebemos - 12 de setembro de 2024
O Brasil está em crescente frente ao uso da Terapia Assistida por Animais (TAA). Somente no Estado de São Paulo, em 2018, foram constatados 29 projetos que utilizam a TAA como terapia complementar, utilizando diversos tipos de animais. Um desses projetos, chamado “PetSmile”, atua em São Paulo desde 1997 levando animais para visitas em escolas e hospitais.
De acordo com o artigo encontrado no site scioeducation a Terapia Assistida por animais é uma intervenção terapêutica alternativa que envolve o contato com animais como forma de complementar os benefícios de uma terapia convencional, seja ela individual ou em grupo.
De acordo com a Psicóloga Isadora Altmayer, que estagiou na área de TAA, esse tipo de procedimento ressalta a importância da conexão entre o homem e animal, que vem desde o passado. Ela explicou a diferença sobre a TAA que a terapia assistida por especialistas, e Atividade Assistida por Animias (AAA), que pode ser assistida sem um especialista formado na área. Também ressalta a questão da escolha dos animais de personalidade dócil. Os mais utilizados são os cavalos e cachorros, pois têm esta personalidade, e alertou sobre sempre buscar um especialista na área com formação.
OS BENEFÍCIOS DA TAA
Conforme o site educacaoespecialpe, a convivência com animais pode melhorar significativamente a saúde, como na diminuição da ansiedade e pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, triglicerídeos, colesterol, estresse e depressão.
A Terapia Assistida por Animais também contribui para:
⦁ Estabelecer vínculos;
⦁ Melhora da autoestima;
⦁ Ajuda a entrar em contato com a realidade;
⦁ A criar foco;
⦁ Contra a depressão;
⦁ A melhorar quadros de agressividade;
⦁ Memória;
⦁ Socialização;
⦁ Desenvolvimento da comunicação;
⦁ Concentração.