Tempo de leitura: 4 min
Robison Rodrigues Oliveira

A campanha do Novembro Azul, que fala sobre a conscientização sobre o câncer de próstata, ampliou o seu leque. O movimento quer conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Em Goiânia-GO, além de lives, debates sobre masculinidade e saúde mental, serão instaladas Estações de saúde na Central de Abastecimento (Ceasa), para visitantes e feirantes, com atendimentos de saúde bucal, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e imunização. As ações acontecerão entre os dias 14 e 30 de novembro de 2023.

Desafios na Saúde Masculina

De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Saúde, a saúde masculina, mesmo nos dias de hoje, ainda é repleta de tabus. Os homens dão menos atenção a saúde e consequentemente vivem em média, 7 anos menos que as mulheres. Entre as causas de morte estão a violência e acidentes no trânsito e doenças cardiovasculares. Existe uma resistência do homem em ir ao médico, e isso, pode ter como causa o medo de descobrir uma possível doença e que a raiz desse receio pode ser financeira. Na fase adulta, muitos homens são, economicamente falando, a base de sustentação da família e têm medo de morrer.

Segundo o Dr. Theo Costa, formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Urologia, “os homens tem uma certa falta de cuidado com sua saúde, além de ter aquela caraterística de sentir-se provedor, homem de família e que não precisa de cuidados e sim cuidar dos outros”. Diz ele.

Para o senhor Valdeci Rodrigues de 55 anos, casado, pai de quatro filhos e morador de Aparecida de Goiânia, a necessidade de ir ao médico só acontece se sentir alguma dor forte, “nunca tive o costume de ir ao médico, isso veio do meu pai. Como não sinto dores fortes, então, creio não precisar ir. Talvez o meu maior receio seja descobrir uma doença grave, inesperada e ficar chocado, preocupado, afetar o consciente, as questões financeiras da casa”. Conta ele.

Vendo esse cenário, as mulheres tem um papel importantíssimo, prestam um grande serviço aos homens, explica o Dr. Costa: “Elas são as motivadores de que os homens devem cuidar de sua saúde e ajudam que eles entendam, que não são super-homens, mas, são pessoas que além de cuidar do resto da família precisam cuidar de si mesmos”.

Câncer de Próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É considerado um câncer de terceira idade, isto porque 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Questões como idade, sobrepeso e obesidade, fumantes, exposições a aminas aromáticas(comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata, são fatores que aumentam os riscos em desenvolver a doença.

A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Para o senhor Valdeci, a campanha do Novembro Azul ainda é muito lenta e silenciosa. Diz ele, “seria importante uma melhor divulgação, eu não sei das iniciativas que estão acontecendo este mês. Fala-se pouco na tv. Poderiam acontecer divulgações no trânsito, nos semáforas, onde nós homens estamos com maior frequência”.

Ações em Goiás

14/11 – Dia D do Novembro Azul. Convocação de todas as unidades estaduais para realização de ações orientativas sobre atenção integral à saúde dos homens;

16/11 – ‘Live’ sobre Diabetes com profissionais da saúde dos municípios (Suvisa);

23/11 – Várias estações de saúde serão instaladas na Ceasa, para visitantes e feirantes, com atendimentos de saúde bucal, testagem de ISTs, distribuição de preservativos e imunização;

30/11 – Encerramento da campanha no Encontro Estadual de Promoção à Saúde Bem Viver no Território, na Escola Estadual de Saúde, com debate sobre masculinidade saudável e saúde mental dos homens;

Para mais informações, podem acessar a página da Secretária de Saúde do estado de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *