- ‘Delírio a Dois’: Quando ousadia se torna um tiro no escuro - 1 de novembro de 2024
- O fenômeno da corrida: por que todo mundo está correndo? - 30 de outubro de 2024
- 4 lançamentos sobre diferentes momentos da vida para ler com calma - 3 de outubro de 2024
Conjunto arquitetônico inspirado no cerrado, o Instituto Cultural desperta atenção em quem passa no Setor Santa Genoveva
Um local inusitado, o conjunto arquitetônico inspirado nos formatos orgânicos do cerrado, chama atenção por quem passa pelo Setor Santa Genoveva, em Goiânia: o Instituto Cultural Noé Luiz da Mota, ou mais conhecido por Catedral das Artes.
Não precisa de cerimônia para entrar no Instituto, basta chamar o idealizador, artista e cineastra Noé Luiz e, simples assim, começa a visita em um local que vai além de despertar curiosidades em quem passa pelo setor. Catedral das Artes é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que se destaca na promoção e divulgação da cultura goiana, pesquisa, atividades educativas, palestras e eventos culturais.
Construída pelo artista goiano em 1988, é uma estrutura com arquitetura orgânica inspirada em ninhos de cupim, segundo ele o local foi construído por suas próprias mãos, sem ajuda de pedreiro, engenheiro ou arquiteto, em que demorou cerca de 3 anos para finalizar. “Tive muita dificuldade no momento de encontrar uma pessoa para me ajudar, porque naquela época eles estavam acostumados com formas quadradas e retangulares, mas eu sempre tive em mente que queria as formas orgânicas que lembrassem os cupinzeiros”, explica.
Inaugurado desde 1991, o Instituto surgiu com o sonho de manter viva as memórias dos artistas goianos, destacar a cultura e a arte, revelando obras de artistas regionais e recentemente exibido filmes nacionais, dando destaque para as produções locais.
Segundo o fundador, a Catedral abriga várias obras abertas a visitação de artistas goianos como “Veiga Valle, Amaury Menezes Jorge, Gustav Ritter, Cecy Curado e do próprio Noé Luis da Mota”. Além das obras é possível encontrar uma exposição de câmeras fotográficas antigas e filmadoras, uma biblioteca para estudos, pesquisas e salas de leitura.
Serviço:
Onde: Rua Campo Verde, 291 – Santa Genoveva, Goiânia – GO
Horário: Das 9h às 17h
WhatApp: (62) 98310-5191
Instagram: @catedraldasartes1
Programação nas redes sociais da Catedral das Artes