Tempo de leitura: 1 min

O estado de Goiás teve um aumento na quantidade de jovens eleitores de 16 a 17 anos no começo do ano de 2024. Esse aumento de jovens com interesse na política leva em conta a polarização causada pela última eleição no ano de 2022. Entre os meses de janeiro e março, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) teve um registro de mais de 17 mil novos alistamentos, o que representa um aumento de 38,91% em relação ao ano de 2022.

Para Raquel da Silva, jovem de 18 anos estudante de direito, “esse crescimento de jovens ingressando na política leva em conta o uso das redes sociais para alcançar a nova juventude, que tem como fonte de informação as mídias sociais”.

A participação dos jovens na política abre novos horizontes para entender a condição histórica e cultural da política no Brasil. A juventude dentro da política é fundamental para a democracia e governos efetivamente representativos. Existe na atualidade o projeto do Parlamento Jovem, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) e do deputado Bruno Peixoto (União Brasil).

De acordo com as informações do portal da ALEGO, a iniciativa possui alguns anos de vigência e ajuda a fortalecer a formação política dos estudantes simulando um parlamento com deputados, assessores parlamentares e procuradores legislativos jovens para o entendimento da funcionalidade dos cargos políticos.

Imagem: Portal Lunetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *