- Venom3: Entre o Humor e o Exagero? - 7 de novembro de 2024
- O início da Era Filipe Luís - 3 de outubro de 2024
- A Atividade Física te deixará mais forte: Física e Mentalmente - 12 de setembro de 2024
Nos últimos anos, o mercado de beleza masculina tem crescido, impulsionado pela crescente demanda por produtos específicos para homens, incluindo uma variedade de produtos, como cremes para o rosto, produtos para barbear, cuidados com os cabelos e fragrâncias masculinas. Os homens têm buscado cada vez mais se cuidar, desta forma, aumenta o número de rapazes que buscam alternativas para se sentirem bem consigo mesmos.
Muitos tabus estão sendo quebrados pois de uns tempos pra cá, a mentalidade masculina mudou e cada vez mais vemos homens reconhecendo a importância de cuidar da pele, cabelo e corpo para melhorar sua aparência e bem-estar geral.
O LabNoticias foi atrás de homens que se identificam e relatam como tabus têm sido quebrados ao longo dos anos. O estudante de jornalismo Marcos Aurélio Cruz conta o seguinte: “Eu percebo que o cuidado com a saúde e a higiene masculina tem sido cada vez mais palco de quebra de tabus. Antes isso era tido como coisas relacionadas à mulher e hoje é normal”.
“Eu mesmo costumo ir ao manicure, pedicure, por que isso conta muito, a imagem conta muito, e questões como essa interferem direto em como as pessoas nos veem, principalmente no mercado de trabalho”, relata.
Os homens enfrentam muitas vezes o preconceito enraizado. A manicure Kelly complementa os relatos de Marcos dizendo o seguinte:
“A época das cavernas já ficou no passado, o que antes era exclusivo delas agora faz parte da rotina dos homens modernos que supervalorizam uma aparência saudável e bem cuidada, afinal os homens podem até ser durões, mas as suas mãos precisam ser macias e bem cuidadas, unhas limpas e bem cuidadas são sinônimos de higiene e autocuidado”.
Kelly ainda fala sobre alguns cuidados que os homens podem ter: ”O primeiro passo para uma rotina de cuidados com as unhas masculinas é hidratar as mãos e os pés. Antes de começar tudo utilize um cortador ou tesourinha para cortar as unhas, use um amolecedor de cutículas e lixe bem certinha. Retire as cutículas com alicate e finalize com base”.
“Já nos pés, deixe de molho em uma bacia com água morna, corte direitinho, retire a cutícula com alicate, esfolie os pés e finalize com base e hidratantes nos pés… Sempre manter as unhas bem curtinhas e mãos hidratadas”.
Além do cuidado com a higiene pessoal, alguns homens têm se preocupado bastante com sua saúde física e mental. Sendo assim, muitos encontram na atividade física uma forma de recuperar sua autoestima e autoconfiança.
O fotógrafo Xande manso, que já lidou com a obesidade, fala sobre como recuperou sua autoestima e superou seus limites através da musculação: “Bom, as atividades físicas mudaram minha vida, pois antes eu não tinha nada de autoestima, essa é a verdade, hoje sou uma pessoa completamente diferente, quando visto uma roupa me sinto bem, algo que era raro antes”. Xande completa contando como criou gosto pelas atividades físicas: “A minha maior dificuldade foi me adaptar aos exercícios, pois não tinha esse costume, sentia muitas dores e indisposição no início, mas quando vi que estava ficando melhor, animei e não parei mais”.
Para o empresário e personal trainer Ayran Terra, a relação saúde física e saúde mental se estabelece da seguinte forma: “Com a correria do dia dia, estudos, trabalhos, aquela rotina pesada, o estresse vem tomando um espaço muito grande na sociedade atual. “Desta forma, o exercício físico vem para auxiliar, reorganizar, acalmar a mente / vida das pessoas. Tornando o dia mais calmo, repondo suas energias. Com a ansiedade/saúde mental estabilizada conseguimos fazer as atividades do dia dia com mais êxito e concentração”.
Ayran também comenta sobre a mínima quantidade de pessoas que se cuidam. “Além de uma sociedade depressiva, temos também uma sociedade obesa. Poucas pessoas e consequentemente poucos homens praticam exercícios físicos. Menos de 30% da população pratica atividade física. Portanto o homem que pratica algum tipo de modalidade ou exercício físico, tende a cuidar mais do corpo, vendo que não só a saúde mental esteja sendo trabalhada, mas também a saúde física”.
“Todo homem deseja ter um corpo saudável, mas também deseja ter um corpo em boa forma. Isso faz com que a autoestima do homem eleve, sendo mais vaidoso com ele próprio e desta forma mais confiante na sua vida profissional, como também pessoal”, completa.
O barbeiro profissional Gutemberg Leal, falou ao LN a importância que certos cuidados podem ajudar na autoestima e autoconfiança masculina.
“Como barbeiro, uma boa aparência influencia além do que só na autoestima, mostra quem você é de verdade, lhe dá uma postura mais séria sobre a sociedade, além do bem estar com si próprio, a sensação de autoconfiança e controle sobre sua vida, essencial para o homem, cabelo e barba cortados mostra sua personalidade e sua essência.
Ele recomenda aos homens as seguintes práticas de cuidado:
“Cuidar bem da pele, beber muita água, fazer atividade física, se alimentar saudável, cuidar da sua sanidade mental’’.
O LN foi às ruas e entrevistou o jovem Luis Fernando, ele relata como é sua rotina de autocuidado e sobre a imagem que pretende passar: “Geralmente vou ao barbeiro de 15 em 15 dias, logo quando eu percebo que meu cabelo e minha barba estão ficando muito bagunçados, depois de um corte de cabelo e barba bem feitos, minha sensação é de leveza como se tivesse tirado um grande peso e de beleza renovada. Além de higiene pessoal, esse tipo de autocuidado reflete diretamente na imagem que eu passo para outras pessoas, uma imagem de homem mais cuidadoso e ao mesmo tempo de um cara confiante em sua beleza”.
Show de bola está matéria, parabéns.