Tempo de leitura: 2 min

Nosso país é conhecido por seu povo receptivo e hospitaleiro, muito se fala sobre brasileiros imigrando para fora, mas pouco se diz sobre estrangeiros que vivem no Brasil. Entre 2011 e 2022, o aumento de imigrantes em diferentes regiões no país resultou em 1,5 milhões de estrangeiros vivendo no Brasil. Trata-se de uma população diversa, com diferentes origens geográficas, sociais, culturais e entre outras.

LEI Nº 13.445 de 24 de Maio de 2017. Institui a Lei da Migração. Essa Lei dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula sua entrada e estada no país e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para emigrantes.

Rui é um português casado com uma brasileira e reside no Brasil há mais de dez anos. Ele explica o choque cultural que teve ao mudar para o país: “Nós europeus fomos criados com princípios e culturas diferentes, já no Brasil são objetivos e culturas diferentes. Aos poucos uma pessoa vai se adaptando, mas nunca vai brasileiro e nem com a cultura brasileira, mas vai mudando o jeito de ser, mas custa!”

Segundo a OBMigra, depois dos brasileiros, argentinos, estadunidenses, paraguaios e chilenos foram as nacionalidades que mais cruzaram as fronteiras brasileiras em 2022, sendo o aeroporto de Guarulhos a principal porta de entrada no país.

Imagem: Obmigra.

Entre os dados levantados está o de mercado de trabalho, que criou 35 mil vagas para imigrantes em 2022. A maioria dos imigrantes empregados são venezuelanos. Desde 2017, mais de 800 mil venezuelanos entraram no Brasil, sobretudo pela sua fronteira norte. Os venezuelanos estavam em busca de atendimento médico, alimentação e novas oportunidades. Destes, cerca de metade decidiu ficar no país.

A falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência ressaltou uma situação de muita precariedade na Venezuela, fazendo com que os venezuelanos continuem vindo para o Brasil em busca de uma condição melhor. 

IMPORTÂNCIA DE IMIGRANTES NO BRASIL:

Os imigrantes contribuíram significativamente para o enriquecimento de nossas origens e na formação de nossa população.Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses. O legado cultural desses povos é diversificado através da religião, língua, dança, música e culinária, e todos nós brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *