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Camila Domingos da Silva
Essa imagem ilustrativa representa uma reunião de pauta, feita totalmente com IA/ Bingchat Microsoft

Com a evolução das mídias digitais, os jornais impressos e digitais enfrentam todos os dias desafios e oportunidades para se destacar no meio de tantos produtos de comunicação. Tanto jornais impressos como online precisam de estratégias para atrair novos leitores, ou fidelizar os mesmos. E isso acaba tendo desafios diários. De acordo com dados publicados pelo Grupo de Mídia de São Paulo, em 2022, durante e após a pandemia da covid-19, mesmo com a instabilidade, o meio digital continuou crescendo, em até 31%.

Para Isabella Souza, gestora do grupo O hoje, o maior desafio é trazer pessoas para consumir os conteúdos digitais.

“Acredito que a variedade de conteúdos que produzimos auxilia na conquista de novos leitores, o jornal, por vir de um veículo impresso, já tem credibilidade no mercado, o maior desafio é trazer as pessoas para consumir os conteúdos digitais, que são bem pensados pela equipe. Hoje, pelo hábito de consumo com o digital, temos que pensar no fato que vamos usar, na headline, tudo para chamar a atenção para as pessoas terem a curiosidade de ler”

Os métodos para identificar novas oportunidades no mercado, e tendencias também são pautas que ajudam no desenvolver do dia a dia. “Verificar o consumo, o comportamento, o que as pessoas estão consumindo mais e pesquisas de mercado”, afirma ela, ajudam a identificar assuntos de interesse.

De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), em uma pesquisa feita em 2019, mais de 70% da população é considerada usuária da internet. “A maioria dos conteúdos vai para o Instagram, pois essa plataforma conecta melhor com o público que queremos atingir. No entanto, também replicamos os conteúdos em outras plataformas, como TikTok e X”, afirma Guilherme Alexandre, social média do grupo O Hoje. 

O “disparo” é uma atividade diária, realizada para acompanhar e manter o contato com o leitor, tanto para manter o contato quanto para ter o controle de pessoas que consomem o conteúdo. “O disparo é feito com automação via chatbot, utilizando lógica de sistema integrado. Para o WhatsApp, entregamos a edição online do jornal e notícias relevantes da nossa região diretamente no número pessoal de cada leitor”, afirma o social media.  

O grupo O Hoje, tem material impresso e online, para manter o equilíbrio entre promover conteúdo de notícias e engajar a audiência de maneira mais interativa no material online, precisa de mais atenção, pois é um público mais ativo.

“Sempre trabalhei em áreas relacionadas ao marketing, seja como fixo em empresas ou atendendo clientes próprios. Vejo que o ramo do jornalismo é completamente diferente de tudo em que já participei, pois há diversas formas de passar a mesma informação para diferentes tipos de público. Acredito que esse seja o maior desafio na hora de atrair e engajar o público”, finaliza Guilherme Alexandre. 

Para a Auxiliar administrativa, leitora de edições online, Graziella Duarte, a inovação do impresso para o online, foi uma coisa que facilitou seu dia a dia.

“O jornal em pdf, me ajudou demais, gosto de ver notícias e acompanhar o dia a dia da cidade, antigamente tínhamos que ir em bancas de jornais e revistas, ou locais que vendiam o jornal impresso, hoje consigo ver dentro do ônibus indo pro trabalho, no horário de intervalo ou em qualquer lugar em que eu esteja” afirmou Graziella. 

Uma boa apresentação de artes, tanto no impresso quanto no online, é indispensável para atrair a atenção de leitores, e isso acaba se tornando um trabalho e tanto em termos de design. Monique Mastrella, que trabalha no ramo de design há 17 anos, tanto em jornais quanto em agências, compartilha um pouco sua experiência. “De acordo com o público, podemos definir uma identidade do leitor e assim trabalhar um layout mais assertivo para que a mensagem chegue até ele’ afirma ela, ao ser questionada sobre produtos que atenda as expectativas de leitores” explica Monique, exemplificando como o design dos produtos pode chamar a atenção dos leitores. 

“A legibilidade e a leiturabilidade da informação, um bom texto e a qualidade das imagens para que traga uma boa experiência para o usuário” — para ela, esses são alguns pontos prioritários na criação dos produtos. “E o processo de criação começa a partir do briefing. Depois é feito um rafe que comunique a ideia definindo a chamada principal e as informações secundárias. Depois traz-se uma humanização ou elementos gráficos que completem o texto e por fim, aplicações e acabamentos para que se possa ter uma ideia sobre como ficaria o resultado da peça”, finalizou a designer. 

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