- Longlegs – Vínculo Mortal: Um suspense que mescla horror e investigação - 7 de novembro de 2024
- Câmara aprova projeto que proíbe o uso de celulares em escolas - 30 de outubro de 2024
- Casas de Apostas: A influência negativa no Brasil - 3 de outubro de 2024
Após quase 10 anos do início das obras, o BRT Norte-Sul começou a operar no último sábado (31) em Goiânia, com a mesma tarifa do transporte convencional: R$ 4,30.
O BRT contará com 60 ônibus e cinco novas linhas, abrangendo 29,6 km e 28 estações, prometendo reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Nos primeiros dias de funcionamento, a RedeMob, consórcio responsável pelo BRT, disponibilizou equipes para fornecer informações e tirar dúvidas dos usuários.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, o sistema terá capacidade para atender cerca de 300 mil passageiros por dia, desafogando as vias principais.
Histórico complexo de uma obra “interminável”
Iniciadas em 2015, as obras do BRT Norte-Sul tinham previsão inicial de conclusão em 2020. No entanto, foram paralisadas em 2017, após a detecção de irregularidades no processo de licitação para o trecho que liga os terminais Isidória e Cruzeiro.
A obra só voltou a avançar em 2018, depois de ser firmado um novo cronograma. O custo inicial da obra do corredor exclusivo para transporte coletivo era de mais de R$ 245 milhões.
Como Vai Funcionar o BRT em Goiânia
Rotas e Corredores: O BRT Norte-Sul conta com um corredor exclusivo, ligando as regiões norte e sul de Goiânia. O trajeto completo abrange cerca de 22 quilômetros, começando no Terminal Veiga Jardim.
Estações: As estações do BRT contarão com plataformas elevadas, permitindo o embarque e desembarque em nível, sem necessidade de escadas, o que visa reduzir o tempo de parada dos ônibus.
Frota e Benefícios: Os veículos têm capacidade para até 160 pessoas por ônibus e contarão com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança. A previsão é que os ônibus circulem em intervalos menores, com saídas dos terminais entre 3 e 10 minutos em horários de pico.
Tarifação e Pagamento: O pagamento preferencialmente será feito por meio de cartões eletrônicos, como o Cartão Fácil. Também haverá a opção de pagamento com QR Code. Os passageiros também podem usar os cartões especiais de bilhetagem, como o Bilhete Único Metropolitano, que permite um embarque e até quatro integrações gratuitas no período de 2h30, sem necessidade de passar por terminais.
Linhas
NS 1: Terminal Veiga Jardim – Terminal Paulo Garcia
NS 2: Terminal Veiga Jardim – Terminal Paulo Garcia (Semi-expresso)
NS 3: Parque Atheneu – Terminal Paulo Garcia
NS 4: Terminal Recanto do Bosque – Praça Cívica
NS 5: Terminal Recanto do Bosque – Terminal Paulo Garcia
Horários de funcionamento
O BRT Norte-Sul funcionará a partir das 4h25, no Terminal Veiga Jardim, e encerrará as operações às 01h21 da manhã, também no Terminal Veiga Jardim.
Primeira viagem
Após sua primeira viagem no BRT Norte-Sul, a social media Clara Santos relatou como foi a sua experiência de andar no transporte
“Saí de casa utilizando a linha NS3 (Parque Atheneu/Terminal Paulo Garcia). O aplicativo SimRMTC não estava funcionando, e os horários no site estavam com atraso. Consegui entrar no ônibus, mas ele não estava aceitando cartão de crédito, apenas o Cartão Fácil. Segundo o motorista, as máquinas ainda não haviam sido atualizadas.”
Clara também expressou preocupação com o ar-condicionado dentro do transporte: “O ar-condicionado realmente funciona, mas com as pessoas tossindo, vai virar um propagador de vírus.”
A estudante Cynthia Fernandes apontou que os novos veículos têm operado em velocidade muito baixa
“Para chegar no meu curso, eu costumava levar 15 minutos fora do horário de pico com a linha antiga. Agora, estou gastando cerca de 40 minutos.”
Segundo o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, “Um grande pedido de todos os usuários é ter ônibus novos. A experiência do usuário será melhorada, já que Goiânia contará com um transporte público mais rápido e confortável. Temos ônibus mais confortáveis, com ar-condicionado, menos ruído e entrada para carregar o celular. As viagens também ganharão um pouco mais de tempo.”
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a previsão é de que o BRT realize 1,2 milhão de viagens por mês, reduzindo o tempo de viagem em 30% a 40% em comparação com o transporte convencional.