- Futebol e desigualdade: a escassez de oportunidades no meio futebolístico - 7 de novembro de 2024
- Nuvem de Fumaça no Brasil: Um sinal de alerta que não pode ser ignorado - 12 de setembro de 2024
- Após um ano da implosão do conversível Titan, projeto bilionário promete nova expedição ao Titanic - 10 de junho de 2024
Nas últimas semanas, várias regiões brasileiras vem sendo cobertas por uma nuvem densa de fumaça que estão sendo causadas por uma onda de queimadas, criando um cenário assustador para a população. As queimadas, sāo um grande problema que vem assolando o Brasil nos últimos anos, e vem de um resultado direto de práticas criminosas, a maioria causadas pela a ação humana.
Mais que um problema visual e olfativo, a fumaça que rodeia as cidades brasileiras, é um grande sinal para ligar o alerta para outros problemas maiores como: a destruição ambiental e o impacto direto na saúde pública.
As queimadas são, infelizmente, uma prática recorrente no Brasil. Podendo ser citados, o avanço descontrolado do agronegócio, geradas pelo alto número de canaviais e pelo uso criminoso do fogo como forma de manejo do terreno. Essa onda de fumaça que invade o Brasil, é apenas uma das consequências visíveis de um problema que vem se espalhando silenciosamente há anos e que nunca foi solucionado.
Todos os dias, milhões de brasileiros estão sendo afetados pelo cheiro de fumaça no Brasil, tendo casos até de mortes, e vendo uma grande nuvem de fumaça cinza pairando sobre o céu. E nas florestas, milhares de hectares da vegetação vem sendo destruídos criminosamente.
Um ponto importante e preocupante a ser citado é o impacto que essas ondas de fumaças podem causar na saúde pública. Com esse ar de fumaça poluído e insustentável, que afeta diretamente o nosso sistema respiratório, podem ser agravadas problemas como asma, bronquite e outras doenças respiratórias.
Pessoas que tem qualquer tipo de doenças respiratórias, são as mais vulneráveis, mas todos estamos expostos a esse perigo. O número de internações e mortes, que atualmente, vem sendo causadas pela condição do ar insalubre, aumentaram. Um exemplo a ser citado, é a cidade de São Paulo, que foram relatadas 76 mortes causadas por síndrome respiratória aguda durante esse aumento do número de queimadas no Brasil.
As ondas de queimadas e de fumaças, não pode ser encarado como algo passageiro. Além de ser considerada uma prática criminosa causada pela a ação humana, também é resultado de uma política que incentiva a exploração desmedida dos recursos naturais e da falta de fiscalização efetiva por parte dos orgãos responsáveis.
Enquanto o governo federal continuar adotando uma postura que só minimiza o problema, o meio ambiente continuará sendo destruído e a população sendo prejudicada por conta da fumaça.
Além disso, se continuarmos fechando os olhos, não seremos apenas sufocados pela fumaça, mas também pelo colapso que será causado no meio ambiente. É hora de abrir os olhos e agir antes que o pior aconteça.