Tempo de leitura: 2 min
Lauanne Pereira Camargo
Últimos posts por Lauanne Pereira Camargo (exibir todos)

Uma em cada oito pessoas vive com alguma doença ou transtorno mental no mundo. Ansiedade e depressão são os mais comuns e chegam a representar 60% dos casos, de acordo com o site https://www12.senado.leg.br/institucional/sis/noticias-comum/ansiedade-e-depressao-sao-os-principais-viloes-da-saude-mental . Enquanto os jovens estão especialmente sujeitos à ansiedade, os mais velhos convivem mais com depressão, segundo dados do último Relatório sobre Saúde Mental no Mundo, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De forma geral, o adoecimento mental se manifesta a partir da associação de múltiplas causas, que podem incluir hereditariedade, desequilíbrio neuroquímico, exposição a condições estressantes (sociais, econômicas e culturais), dificuldade em lidar com emoções, uso de drogas lícitas ou ilícitas e vivência de traumas.

O papel da pressão social e econômica no desencadeamento de doenças mentais.

É evidente que as pressões sociais fazem parte da experiência humana, mas o impacto delas na saúde mental pode ser significativo. É importante reconhecer essas pressões, aprender a lidar com elas de maneira saudável e trabalhar para promover uma cultura que valorize a diversidade, a inclusão e o bem-estar emocional.

Quando buscar ajuda profissional e como escolher um terapeuta.

Sempre que estiver com sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas. É preciso reconhecer que pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre a porta para encontrar uma solução válida. 

Estratégias para cuidar da saúde mental no dia a dia.

Manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida através de autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e manter uma rede de apoio sólida ao seu redor. 

Saúde Mental em Debate: Desafios e Soluções

Em pesquisa pelo chat gpt, felizmente, em 2024, a discussão sobre saúde mental ganhou espaço significativo nos meios de comunicação, nas empresas e entre os governos. Campanhas de conscientização, leis que garantem o acesso a tratamentos e a adoção de políticas de saúde mental em ambientes corporativos estão em pauta. No entanto, há um longo caminho a percorrer. O estigma ainda é um grande obstáculo para muitos que precisam de ajuda, e o acesso a tratamento psicológico e psiquiátrico de qualidade continua restrito, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *