Tempo de leitura: 2 min

Segundo um levantamento feito pela BBC News Brasil, ao menos 2,8 mil candidatos que disputam as eleições deste ano para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador já foram autuados por infrações ambientais ao menos uma vez. Apesar disso, alguns ainda prometem defender o meio ambiente em seus planos de governo. Cabe ao eleitor se atentar às ações práticas desses candidatos e investigar o histórico ambiental dos candidatos

Furacão Helene

O furacão Helene atinge categoria 4 na escala Saffir-Simpson e deixa rastro de destruição e ao menos 128 mortos, além de centenas de desaparecidos. Com ventos de até 215 km/h, Helene já é considerado o terceiro furacão mais mortal dos Estados Unidos nos últimos 50 anos. Até o momento, a Carolina do Sul, a Flórida, a Geórgia, a Carolina do Norte, a Virgínia e Tennessee foram os estados mais afetados pelo furacão. Equipes de emergência já foram mobilizadas para lidar com a situação.

Queimadas e emissão de carbono

O Brasil bateu recorde de emissões de carbono em 2024 de acordo com dado divulgado pelo Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus (Cams), da União Europeia. Segundo o Cams, do começo do ano até o setembro, foram liberadas 180 megatoneladas de carbono em decorrência dos incêndios florestais. Os estados do Amazonas e Mato Grosso do Sul estão no topo como principais estados emissores. Esse recorde de emissões é reflexo das condições atuais das áreas florestais do país.

Marina Silva fala sobre tratar com urgência a crise ambiental

Nesta segunda-feira (30), a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, declarou que o brasil planeja fazer um balanço geral ético em parceria com a ONU, para verificar quais propostas, ideias e práticas éticas são importantes para manter saudável o sistema climático no mundo. A ministra afirmou que é preciso tratar a crise ambiental global com senso de urgência e medidas inovadoras. A ação é uma forma de alinhar os esforços do país em políticas internas com compromissos internacionais sobre o clima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *