- O fenômeno da corrida: por que todo mundo está correndo? - 30 de outubro de 2024
- 4 lançamentos sobre diferentes momentos da vida para ler com calma - 3 de outubro de 2024
- BookTok: Como as redes sociais reviveram o mercado literário - 12 de setembro de 2024
Se você saiu de casa nos últimos tempos, provavelmente já viu alguém correndo, seja na rua, no parque, nas calçadas. Basta abrir o Instagram numa manhã de domingo que você pode encontrar um amigo postando foto após uma corrida.
E esse fenômeno vem crescendo fora das redes sociais, com grupos e comunidades que se ajudam e buscam a sensação viciante da endorfina. Mas afinal, por qual motivo a corrida virou o esporte do momento?
Segundo o site Corridas pelo Brasil está programado para os últimos dois meses deste ano, cerca de 1.601 corridas no país, superando esportes tradicionais. O sucesso está na simplicidade: ao contrário das outras atividades, não é necessário um equipamento específico, um campo, quadra ou até um horário específico. É só calçar o tênis e sair correndo.
Mas existe algo além de simplesmente correr. Em uma era onde o mundo está cada vez mais conectado, as pessoas parecem buscar maneiras de “desacelerar”. E parece estranho, quando a corrida é um esporte que tem como base a velocidade e o movimento. Porém, quem corre fala da sensação de liberdade e até alívio emocional, Correr auxilia a “desligar a cabeça” e se reconectar consigo mesmo.
Hype ou Saúde?
O ponto saúde aparenta ser o fator que mais pesa na decisão de correr para o publicitário, Luis Marquez: “Antes de começar no mundo corrida eu via muito as pessoas postando e como era muito sedentário, não achei que era para mim já que nunca gostei de academia, sempre começava e parava e com a corrida comecei a ter uma rotina saudável, me alimentar melhor e o resultado apareceu nos exames periódicos, colesterol voltou para o ideal, fora outros.”
Os benefícios da corrida vão muito além da perda de peso. Correr regularmente desenvolve uma melhoria da saúde cardiovascular, o aumento da resistência e fortalecimento dos músculos. Além disso, a corrida é uma forma eficiente de combater o estresse e a ansiedade, problemas cada vez mais comuns nos dias atuais.
As comunidades e eventos
A nutricionista Carla Nunes, começou a correr em 2023 e hoje faz parte do grupo peloteiras (grupo de corredoras) nos contou que “a corrida mudou a minha vida, me sinto melhor comigo mesma, mais disposta e fazer parte de um grupo faz total diferença, ter pessoas ao seu lado com o mesmo proposito é um baita incentivo.”
Os grupos de corrida servem como incentivo para os que estão iniciando, sendo um ambiente de apoio, troca de experiências e motivação. Além disso, o apoio dos colegas e a troca de dicas sobre técnicas, alimentação e ritmo ajudam quem está começando sem muitas informações.
A Influência das Redes Sociais
As redes sociais têm o papel de influenciar milhares de pessoas a seguirem as praticas que estão em alta. Plataformas como Instagram e TikTok são repletas de perfis dedicados às corridas, mostrando desde dicas de treino e sugestões de alimentação.
Esses conteúdos geram interação, e acaba criando uma comunidade entre pessoas com o mesmo interesse. Os aplicativos que medem distância, velocidade e até a qualidade da corrida, como o Strava e o Nike Run Club, acabaram se tornando “queridinhas” dos corredores.
A fisioterapeuta Eliane Marinho, nos contou que “eu nunca tive interesse pela corrida, nunca me chamou atenção, mas vendo tantas pessoas correndo me chama atenção e cogito sim começar”, são justamente comportamentos como esse que reforça a influência das redes sociais, pessoas que nunca cogitaram um tipo de esporte começam a pensar sobre por ver outras pessoas correndo.
Ferramentas de IA utilizadas
Gencraft: IA utilizada para gerar imagens realistas.
Blip Vira Texto – Utilizado para transcrever os áudios das entrevistas realizadas. A IA, que funciona como um chatbot no próprio WhatsApp, facilita a transcrição de forma rápida e prática. Número para contato: +55 31 7228-0540.