- O repúdio gratuito que Idols e artistas sul-coreanos frequentemente recebem - 30 de outubro de 2024
- O Alistamento do serviço militar na Coreia do Sul, e seus desafios para os artistas e idols - 1 de outubro de 2024
- O retorno das sapatilhas, e o repúdio manifesto feminino. - 12 de setembro de 2024
A Coreia do Sul tem sua má fama em questão a saúde mental, e isso não é atoa. Confira
Os Idols sul-coreanos frequentemente enfrentam repúdio gratuito por várias razões. Aqui estão alguns dos principais fatores, alguns dos fatores que podem causar essas situações são:
Expectativas Irrealistas: A indústria do K-pop cria um padrão extremamente alto de perfeição em termos de aparência, talento e comportamento. Isso leva a uma pressão intensa sobre os Idols, que muitas vezes são criticados por não atenderem a essas expectativas. Com isso, o que pode ser normal para qualquer pessoa, para eles não são, pois tudo vira motivo de crítica.
Cultura de Cancelamento: A internet permite que as opiniões se espalhem rapidamente, e qualquer erro, pequeno ou grande, pode resultar em um “cancelamento”. Isso pode ser desproporcional ao ato cometido, levando a ataques agressivos. Como por exemplo, o caso recente do Membro Suga do BTS.
Concorrência Intensa: A competição no K-pop é feroz, e muitos fãs se sentem inclinados a defender seus Idols com fervor. Isso pode resultar em rivalidades que se transformam em hostilidade entre grupos de fãs, resultando em ataques direcionados. Também gera-se muitas Fake News em torno.
Falta de Privacidade: Os Idols estão sob constante alvo do público, e qualquer aspecto de suas vidas pessoais pode ser algo a ser criticado. Isso pode incluir suas escolhas de moda, relacionamentos e até mesmo suas opiniões.
Narrativas Sensacionalistas: A mídia, muitas vezes, exagera ou distorce eventos para atrair atenção. Isso pode levar a mal-entendidos e à formação de opiniões negativas baseadas em informações incompletas ou incorretas.
Desconhecimento Cultural: Fãs de fora da Coreia podem não entender completamente os costumes culturais, o que pode levar a mal-entendidos e críticas que parecem injustas ou gratuitas. E isso gera uma confusão não só para o Idol/ grupo, mas para todos os seus fãs (Fandom).
Julie Tomáz, que é fã do grupo de K-pop BTS, nos deu uma breve entrevista, deixando sua opinião sobre todos esses ataques que tem acontecido. “Olha, é muita chatice em cima do grupo, eles são pessoas normais, sim são famosas, mas não deixam de ser seres humanos, e na Coreia do Sul, eles parecem não entender e nem respeitar, é uma pressão psicológica surreal, por algo totalmente desnecessário” diz Julie.
Recentemente, fotos antigas mostrando Seunghan junto de uma garota vazaram nas redes sociais e fóruns sul-coreanos. Os registros geraram diversas reações no público e houveram pedidos para que o cantor fosse retirado do RIIZE antes do debut oficial do grupo, marcado para o dia 4 de setembro. Em meio às críticas, a SM Entertainment anunciou que o cantor não compareceria em um evento junto ao RIIZE agendado para a terça (29). O motivo usado como justificativa foi de que o cantor estava com um resfriado.
Isso comprova o exagero e obsessão que fãs e haters tem por seus Idols. Isso costuma acontecer com bastante frequência na Coreia do Sul, o que faz com que fãs estrangeiras, entrem em um caos em suas redes sociais, para sai em defesa não só do seu grupo/idol, mas também de sua liberdade.
Nesta última semana, coroas de flores foram enviadas para a empresa que administra a carreira do grupo BTS, isso aconteceu devido ao incidente que envolve um dos membros, SUGA. Em agosto deste ano, ele estava dirigindo um patinete elétrico bêbado, na calçada do condomínio onde mora. Nada grave aconteceu, porém as autoridades o multaram, e suspenderam a sua carteira de motorista. Com isso fãs e haters sul-coreanos, estão pedindo a saída do membro do grupo, e em forma de protesto enviaram coroas de flores ( enviar coroa de flores na coreia para uma pessoa viva, é um sinal de ódio, repudio e desrespeito).
Lauanda de Lima que é fã disse: ” totalmente sem noção, uma total falta de respeito e empatia, a coreia do sul e a Hybe (empresa que administra a carreira do BTS) não tem a menor ideia do prejuízo que estão causando permitindo e fazendo tais coisas, ainda mais sobre isso, algo que não é nada demais. BTS sempre será sete, e não há nada que digam ou faça o contrário, todo esse ódio não vai vencer, as armys estão com os sete” afirma Lauanda.
Sabemos que a Coreia do Sul tem o maior índice de suicídio no mundo, e isso não é de hoje. Com toda pressão psicológica, cultural e lucrativa, as pessoas, tanto as públicas, quanto as não públicas, sofrem por tais abusos psicológicos, que claramente é visto de forma cultural e arcaica, porém esse fato é algo muito sério, e é necessário tomar mediadas cabíveis para o seu fim. Atores e Idols coreanos já tiraram sua vida, por conta de tais fatores informados no texto. Esse ano o Idol Moombin do grupo de K-pop Astro, foi um deles.
Ferramentas de IA utilizada
Chat GPT e META : Foram utilizados para o auxilio de dados e para busca de informações com mais veracidade.