Tempo de leitura: 3 min

O filme se trata do gênero terror e espiritualidade, também trás contextos religiosos, como possessões demoníacas. A história do filme é baseada em fatos reais, que aconteceu com a família Ammons que afirmava ter vivido em uma casa habitada por espíritos malignos na cidade de Gary, Indiana, nos Estados Unidos. Tudo se deu início quando em 2011 Latoya Ammons alugou uma residência na Carolina Street, na qual foi morar com seus filhos de 7, 9 e 12 anos de idade. Tal caso se tornou conhecido e ficou famoso no ano de 2014, quando uma reportagem publicada pelo Indiana Star trouxe detalhes do que teria acontecido no local.

Ammons disse que o primeiro evento estranho aconteceu em dezembro de 2011, quando diversas moscas pretas começaram a habitar a varanda do local, e continuavam retornando mesmo após terem sido exterminadas. Depois disso, várias outras coisas estranhas e sobrenaturais começaram a acontecer com bastante frequência, atacando principalmente seus filhos, onde ela relata, que os via agir de forma peculiar, como levitações, se jogando nas paredes, e se auto mutilando, e sempre que acontecia tais episódios, seus filhos nunca se lembravam de nada do que havia ocorrido. Apesar de ser uma história voltada mais para o lado espiritual, Ammons, a mãe, tinha um histórico de envolvimento com álcool e drogas, onde também perdia a consciência, quando bebia e usava drogas, o que pode trazer uma explicação mais lógica para todos esses fatos. Porém, a casa que foi a inspiração do filme, foi abandonada pela família, e ate ser demolida anos depois, vizinhos diziam ouvir e ver coisas estranhas ao redor da casa, o que confirma o lado sobrenatural e espiritual da história.

O filme A Libertação, foi totalmente inspirado na história dessa família, porém teve um roteiro e direção muito fantasiosa, e não trouxe muito da linha do cristianismo, como havia prometido na promoção do filme. A história do filme, teve um roteiro bem escrito, e bem editado, mas com contextos bem fora da realidade espiritual e até mesmo lógica, ou seja, houve uma maximização em quase todas as cenas sem necessidade. Filmes de tal gênero, e que são baseados em fatos reais, tem que ter um zelo maior na hora da escrita, gravação e edição, para não ludibriar o espectador, e esse filme deixou a desejar nesta parte, pois não houve muita “realidade” nas cenas sobrenaturais, e isso não soou positivo, já que é um filme baseado em fatos verídicos.

A trama foi no geral boa e aceitável, mas a proposta e a temática não condiz com todo o enredo, muito pelo principal motivo, que é um filme para relatar uma história que aconteceu de fato na vida real. Se a proposta do filme fosse apenas terror e sobrenatural, o filme teria ganhado mais fama e destaque, mas como quis abordar tais temas religiosos e cristãos, não fez muito sentido e foi mal interpretado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *