Tempo de leitura: 3 min
Maria Valente

Baseado no livro Coraline, escrito por Neil Gaiman, Coraline e o mundo secreto foi desenvolvido para as telas do cinema em forma de animação stop motion. O filme combina diversos temas, como fantasia, suspense e horror de forma que tanto crianças quanto adultos podem apreciar, embora o tom mais sombrio o torne particularmente atraente para um público mais velho.

Imagem: Internet

 Coraline Jones, uma jovem entediada com a vida cotidiana e falta de atenção dos seus pais ocupados, encontra uma porta secreta em sua nova casa. Atrás dela, existe um mundo alternativo que parece ser uma versão idealizada da sua própria vida, com uma ‘Outra Mãe’ que a acolhe com carinho e atenção. No entanto, o que começa como um sonho logo se transforma em um pesadelo, conforme a ‘Outra Mãe’ revela suas verdadeiras intenções, como a ‘Outra Mãe’ já havia feito isso com outras três crianças, costurou botões nos olhos delas, comeu as almas delas e deixaram trancadas em um porão sem volta, onde a mesma também trancou Coraline, mas seu amigo Wybie ajuda a mesma a sair dali para ir atrás de vingança pelas almas das crianças que estavam trancadas no porão. 

Em termos de enredo, Coraline explora temas profundos, como o desejo de se sentir valorizada e a ilusão de perfeição. A protagonista, Coraline, é uma heroína complexa, com falhas e qualidades que a tornam identificável, sua jornada em essência, uma lição sobre gratidão e coragem, ensinando que o conforto e o cuidado verdadeiro nem sempre vêm de uma realidade idealizada, mas da aceitação e valorização das imperfeições da vida real.Por outro lado, o tom sombrio pode ser assustador para crianças menores, o que levanta a questão de sua classificação etária. No entanto, essa abordagem é o que confere ao filme sua profundidade e longevidade, sendo capaz de envolver e provocar reflexão em adultos que se recordam das lições sobre medo e amadurecimento.

Coraline e o Mundo Secreto é uma obra de arte visual e narrativa que transcende as barreiras do público infantojuvenil, explorando temas universais através de uma estética envolvente. Trazendo a reflexão que nada na vida é perfeito e nunca temos tempo para quem amamos o suficiente e virse e versa. Não devemos nos iludir com o que é bom e vem fácil demais assim como no filme, as vezes é apenas uma ‘armadilha’.

Em comemoração aos 15 anos do filme, em Agosto deste ano (2024), o filme voltou a cartaz, ficando por poucos dias nas telas do cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *