Tempo de leitura: 4 min

As redes sociais nos últimos anos vem sendo uma crescente para os escritores que as utilizam como ferramentas para expressarem suas reflexões e conexões com seus seguidores. Segundo um relatório da Social Media Examiner, eles revelam que 96% dos escritores e autores utilizam as redes para divulgar o seu trabalho com seu público, o Instagram vem ganhando destaque com páginas de reflexões.

A página no Instagram @mododepensar, criada por Edgar de Oliveira Faria em outubro de 2023, é um exemplo de que as redes sociais podem ser uma excelente forma de inspirar pessoas sobre relacionamentos e autoconhecimento de maneira positiva.

A trajetória da página e sua proposta

Edgar iniciou sua jornada escrevendo ainda na adolescência, com textos incentivados por professores da faculdade de Publicidade e Propaganda. Ele criou a sua primeira página em 2014, quando chegou a alcançar 112 mil seguidores. Mas, 4 anos após, em 2018, ele precisou se afastar por ter desenvolvido depressão, mas em outubro de 2023, ele fez seu, onde o seu objetivo claro do seu retorno foi a vontade de desenvolver seu livro.

Sua página no Instagram aborda temas diversos, como relacionamentos, reflexões do dia a dia, motivações. Segundo Edgar, os textos sobre relacionamentos são os que mais engajam, mostrando o impacto emocional do conteúdo.

Já recebi vários feedbacks, desde a pessoa falando que se via nos textos, até um texto que impediu a pessoa de cometer auto extermínio

A força da interação e do engajamento

Com uma abordagem mais direta e acessível, sua página conecta seguidores de forma única. Edgar se inspira em conversas cotidianas e sugestões de temas enviadas por seu público:

Sempre busquei responder todos os directs, comentar e ajudar sempre que precisavam. Criava textos com os temas solicitados por eles

Mas além de pessoas do cotidiano, Edgar conta que essa conexão também atrai atenção de influenciadores e artistas, aumentando mais o alcance da página.

Foto: Screenshot de sua página (@mododepensar)

Atualmente, sua página há 10 mil seguidores, o crescimento de pessoas que buscam esse tipo de conteúdo é demonstrado com base em seus insights, sendo 99,9 de contas alcançadas sendo não seguidores e 0,1 sendo seguidores.

Foto: Screenshot de seus insights

A busca pelo autoconhecimento

De acordo com o “Social Media Usage in 2024” da Statista, mostra que 63% dos usuários seguem ao menos uma página de conteúdo reflexivo ou motivador. No caso de Edgar, ele conta que a maioria dos feedbacks de seus seguidores, são falando que encontram conforto em seus textos.

Imagino que as pessoas estão sempre buscando um conhecimento maior e querem ajuda para passar por algum momento complicado da vida. Talvez, elas vejam nos textos uma forma de sair dessa

Apesar do sucesso e auxílio , Edgar reconhece que temas como superação são desafiadores para ele:

Como na maioria dos meus textos eu uso o meu próprio ‘modo de pensar’, talvez o que é para mim não seja para os outros, e acabo ficando confuso na hora de escrever

Mesmo assim, ele continua a produzir esses assuntos, até por que com base em seu engajamento, é um dos conteúdos mais buscados.

Foto: Screenshot de seus insights

Segundo Edgar, o assunto que há mais buscas e engajamento são sobre relacionamentos, as pessoas buscam um conforto após o término de relacionamento ou algo que envolva esse assunto, e faça com que as pessoas queira buscar algo na qual reflita o sentimento delas em formato de texto. Geralmente, cerca de mais de 700 mil contas são alcançadas por meio desse assunto.

Foto: Screenshot de seus insights

Em sua página, Edgar mostra como no Instagram é muito mais que uma rede de compartilhar momentos da vida, mas é uma forma de vidas que são transformadas na maioria das vezes por suas reflexões. Ele espera para o futuro alcançar ainda mais pessoas e continuar sendo uma rede de apoio para aqueles que buscam uma motivação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *