Moda consciente: brechós ganhando espaço em Goiânia

Com opções para todos os estilos, as lojas de roupas usadas promovem consciência e economia
Tempo de leitura: 4 min

As araras recheadas de peças únicas, os preços acessíveis e a ideia de reutilizar ao invés de descartar são marcas dos brechós que vêm conquistando o goiano. Além de funcionarem como alternativa econômica, essas lojas contribuem para a promoção de práticas sustentáveis e conscientes no consumo de roupas.

“Compro em brechós porque encontro peças de qualidade que contam histórias. É um jeito mais sustentável de renovar o guarda-roupa sem incentivar a produção exagerada da indústria da moda”, relata a estudante de Maria Eduarda Nascimento. Assim como ela, muitas pessoas estão descobrindo o valor das roupas usadas, aderindo a um movimento que combina estilo, economia e consciência ambiental.

Os brechós goianienses oferecem uma diversidade que vai desde roupas vintage até peças contemporâneas, atendendo a públicos de diferentes estilos e idades. Segundo Andressa Brito, proprietária do Brechó, localizado no Setor Marista, essa variedade é uma das principais características. “Aqui, as pessoas encontram desde roupas para o dia a dia até vestidos de festa. Tudo é cuidadosamente selecionado para garantir qualidade e estilo”, explica.

Sustentabilidade na moda

A moda é uma das indústrias mais poluentes do planeta, e iniciativas como os brechós são uma maneira de minimizar os danos ambientais causados pelo consumo excessivo. O conceito de economia circular nos brechós ajuda as peças a durarem mais tempo, sem precisar de mais recursos naturais e sem deixar resíduos.

“Não é só sobre vender roupas. É sobre promover uma mudança na mentalidade das pessoas em relação ao consumo”, reforça Andressa. Segundo ela, cerca de 70% dos clientes que visitam o Brechó falam da preocupação com a sustentabilidade, sendo um dos motivos para ser cliente.

Cultura e comunidade

Os brechós em Goiânia também têm se tornado pontos de encontro para os amantes da moda e do consumo consciente. Muitos desses espaços organizam eventos, como feiras, palestras e oficinas, para troca de experiências, além de fortalecer a comunidade que se preocupa com a sustentabilidade.

Para Julia Regina, fundadora do Brechó Ateliê, essas iniciativas são muito importantes para divulgar a cultura do reaproveitamento. “A moda de segunda mão precisa ser vista como algo positivo, e eventos como nossas oficinas de customização mostram que é possível transformar peças usadas em roupas cheias de personalidade”, ressalta.

Você conhece um brechó?

Uma pesquisa realizada pelo Lab Notícias ouviu 100 moradores da capital para entender os hábitos relacionados ao consumo em brechós. O levantamento revelou que:

Onde encontrar brechós em Goiânia

Para quem deseja explorar o universo dos brechós, a cidade conta com opções em diversos bairros. Alguns dos destaques incluem:

  • Bagatela Brechó (Setor Central): especializado em roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios como calçados, bolsas e cintos.
  • Bazar D’luxo (Setor Central): destaque em grifes multimarcas, com opções de roupas novas e usadas a preços acessíveis.
  • Peça Rara (Jardim América): projeto social que reverte a venda de roupas, sapatos e móveis em doações para instituições de caridade.
  • Empório Armário Brechó e Suqueria (Setor Central): roupas de bom gosto em um ambiente agradável com área externa para socializar.
  • Curiosidades Brechó (Setor Central): simplicidade e boa variedade de roupas e artigos no coração de Goiânia.
  • Espaço Único Brechó (Setor Oeste): seleção cuidadosa de peças exclusivas e estilosas.
  • Garimpo Chic (Setor Bueno): foco em roupas modernas e acessórios com preços acessíveis.
  • Recanto do Estilo (Centro): opções variadas de peças vintage e contemporâneas para todos os estilos.

Os brechós goianienses não só oferecem uma alternativa econômica e sustentável, mas também reescrevem histórias por meio das roupas, promovendo a valorização de cada peça e incentivando uma mudança de hábitos no consumo de moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *