- Evento inédito marca abertura da temporada de Fórmula 1 de 2025 - 19 de fevereiro de 2025
- O preço amargo do café: Impacto climático na produção brasileira - 18 de fevereiro de 2025
- Marco Temporal: Impacto para os Povos Indígenas - 11 de agosto de 2023
A cerimônia de lançamento dos carros para a temporada de 2025, que aconteceu na terça-feira (18), em Londres, simbolizou oficialmente o início das atividades da Fórmula 1 deste ano. O evento inédito, em comemoração aos 75 anos da categoria, foi marcado pela apresentação das pinturas das dez equipes do grid. Com duas horas de duração e apresentação de Jack Whitehall, o público pode estar em contato com a história do esporte e curtir apresentações de artistas como Machine Gun Kelly, Kane Brown, Brian Tyler e a banda Take That.
Os destaques ficaram por conta dos personagens principais quando o assunto é Fórmula 1: os pilotos. Os fãs de automobilismo presenciaram, pela primeira vez em um evento oficial, Lewis Hamilton vestindo o característico macacão vermelho da Ferrari; se divertiram com piadas entre Russell e Verstappen, que se desentenderam no final da temporada passada; e não pouparam vaias à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pelo seu posicionamento diante do uso de palavrões pelos pilotos, ao cobrar multas dos mesmos.
O evento ainda foi marcado por uma apresentação à parte da McLaren, atual campeã de construtores, que expôs não apenas o troféu e a pintura para temporada, como também trouxe parte de sua trajetória ao exibir carros históricos como o de Ayrton Senna. A Mercedes não passou despercebida: um erro na demonstração de pit stop, que fizeram no palco ao apresentar o novo modelo, foi motivo para vários memes na internet sobre a equipe.
Hamilton na Ferrari
Após uma carreira de sucesso, representando as equipes McLaren e Mercedes, o heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, anunciou, ainda no início da temporada de 2024, que se juntaria à Ferrari em 2025, marcando sua saída da equipe das flechas de prata após uma parceria de 12 anos. O ano de espera gerou muita expectativa aos fãs, que ansiavam pela parceria entre dois nomes importantes para o esporte. A cerimônia de abertura foi o primeiro evento oficial do Heptacampeão vestindo as cores da escuderia italiana e Hamilton foi ovacionado pelo público presente.
Brasil na Fórmula 1
O primeiro carro apresentado foi o da equipe Stake F1 Team Kick Sauber, que tem como um de seus representantes Gabriel Bortoleto, que faz a sua estreia na Fórmula 1 em 2025, após vencer a Fórmula 2 e a Fórmula 3. O piloto marca o retorno de um brasileiro à categoria, após a saída de Felipe Massa, em 2017, e ausência de um representante. Bortoleto simboliza as expectativas de um povo, que cresceu assistindo Ayrton Senna nas telas aos domingos, e sonha em ver o Brasil novamente no lugar mais alto do pódio.
Jogo das Cadeiras
A temporada de 2025 da Fórmula 1 apresenta um cenário repleto de mudanças significativas nas equipes e pilotos, resultando em um grid renovado e promissor. As principais alterações são: saída de Hamilton da Mercedes e assinatura com a Ferrari e, consequentemente, Carlos Sainz deixou a equipe italiana e representará a Williams. Sérgio Perez perdeu sua vaga na Red Bull Racing (RBR) e na F1, abrindo espaço para Liam Lawson na RBR.
Os pilotos Kimi Antonelli (Mercedes), Jack Doohan (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Gabriel Bortoleto (Sauber) fazem seu ano de estreia na principal categoria do automobilismo mundial.
Calendário e Corridas
A temporada de Fórmula 1 de 2025 tem início com o Grande Prêmio da Austrália. A corrida acontece no Circuito de Melbourne, no dia 16 de março, com largada às 4h (horário Brasil). O campeonato conta com um total de 24 Grandes Prêmios, com início na Austrália e última corrida em Abu Dhabi (Circuito de Yas Marina), em 7 de dezembro.
O Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2025.