Tempo de leitura: 2 min
SAMANTA SILVA DO NASCIMENTO
Últimos posts por SAMANTA SILVA DO NASCIMENTO (exibir todos)
Foto: Cinex

A 16ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” será realizada de 19 de fevereiro a 5 de março no Cinex, localizado no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Neste ano, foram selecionadas mais de 70 obras, incluindo produções nacionais e internacionais, com destaque para filmes goianos. Entre eles, “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi, que contará com a presença do elenco e da equipe técnica.

A grande novidade desta edição é a inclusão de filmes infantis, ampliando ainda mais o público do evento. Com curadoria do professor Lisandro Nogueira, a mostra apresenta títulos premiados em festivais internacionais, além de obras indicadas ao Oscar, incluindo “Ainda Estou Aqui”, “Anora” e “Emilia Pérez”. Além das exibições, o evento terá uma surpresa para os cinéfilos: a transmissão ao vivo da cerimônia do Oscar em 2 de março.

Com apoio do Sesc, Secult, Governo de Goiás e Adufg, a programação é gratuita, exceto para as sessões de filmes. Os passaportes já estão à venda no site do Cinex.

Cinema Nacional em Destaque

Além de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o cinema brasileiro tem mais motivos para celebrar.

O filme “Baby“, de Marcelo Caetano, venceu a categoria de Melhor Filme no Festival LGBTQIAPN+ de Toulouse. Já “Manas“, longa-metragem dirigido por Marianna Brennand, conquistou em 2024 o GDA Director’s Award, principal prêmio da Giornate Degli Autori, uma das mostras paralelas do Festival de Veneza. O prêmio reconhece cineastas emergentes por suas obras autorais e inovadoras.

Oscar 2026

Em 2026, o Oscar terá uma novidade. Além das 23 categorias já conhecidas, a premiação contará com uma nova disputa: a de Melhor Elenco. A categoria reconhecerá os profissionais responsáveis por compor um quadro de atores de filmes.

Nesta sexta-feira (21), a Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas irá realizar um  evento, com o fim de oficializar a novidade, a cerimônia recebeu  o título de Breaking the Oscar Ceiling: Casting Directors (“Quebrando o Teto do Oscar: Diretores de Elenco”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *