Tempo de leitura: 4 min
Luana da Cunha estudante (Foto: Luana da Cunha)

Lab Notícias:Para iniciar, você poderia me dizer como funciona sua vida estudantil desde o jardim?

Luana: Olá! Meu nome é Luana, eu tenho 19 anos e esse é o meu segundo ano de cursinho pré-vestibular. Eu quero fazer Medicina na UFG, devido minhas condições financeiras não serem compatíveis com a mensalidade de uma particular .Bom, eu estudei em colégios particulares até o meu nono ano, depois estudei no Lyceu para fazer o meu ensino médio. Após isso, ingressei no cursinho e sigo nessa caminhada como bolsista até passar. 

Lab Notícias :Quando você soube qual o  curso que você queria para sua vida?

Luana :No meu ensino fundamental 2. No sexto ano começamos a ter a matéria biologia ao invés de ciências e eu me apaixonei pelo corpo humano. Sempre tive uma grande vontade de ajudar o próximo e fazer em prol do outro, logo juntei uma coisa com a outra e me encontrei na Medicina.

Lab Notícias: Em relação a sua rotina de vestibulanda, quais são seus principais recursos de estudo ?

Luana: Graças a Deus e ao meu esforço eu sou bolsista no cursinho que estudo e consigo assistir as aulas, também utilizo ajuda de ex professores para sanar dúvidas.

Lab Notícias:Com essa rotina árdua de estudos, como você administra sua vida social?

Luana:Eu sempre vejo meu namorado no fim de semana, não deixo de sair em programas de família aos fins de semana, uma vez ao mês tento ver meus amigos antigos e uma vez na semana meus amigos do cursinho fazem algo para distrair (tomar sorvete, almoçar fora, piquenique).

Lab Notícias: Como está sua saúde mental durante esse tempo pré-vestibular?

Luana: Eu tenho depressão e TAG, a ansiedade está um pouquinho alterada mas é normal visto que é uma prova muito importante para mim. Eu priorizei muito a minha saúde mental esse ano, com medicações, terapia e atividades físicas

Luana da Cunha (Foto: Luana da Cunha)

Lab Notícias :O seu ensino médio contribuiu para os seus estudos como vestibulanda?

Luana:Eu diria que me ajudou mais como pessoa do que como vestibulanda. Mas sim, me ajudou nos estudos em algumas matérias mas em outras devido ser colégio público deixou um pouco a desejar. 

Lab Notícias: A pandemia atingiu bastante seus estudos como vestibulanda? E como você administrou eles nesse período?

Luana:Muito!Durante a pandemia eu tive que dividir meu celular com minha irmã de 8 anos para assistirmos às aulas on-line. Então tinham dias que eu não conseguia assistir minhas aulas pois ela precisava usar o celular para assistir as dela, e assim vice-versa. No segundo ano da pandemia, graças a Deus, meus pais conseguiram comprar um notebook para a gente poder estudar de maneira mais leve, depois disso eu consegui administrar melhor o tempo de estudo e tudo mais. 

Lab Notícias:Para você atualmente, está mais complicado estudar para o Enem devido às atualizações da prova, ou está conseguindo atingir seus objetivos?

Luana:Não acho que está mais difícil de estudar, a matriz é a mesma, os passos são os mesmos. O que complica são os falsos alarmes de algumas figuras públicas de que o enem vai mudar, o ensino médio vai mudar e tudo mais… Fora isso, sabemos que ocorreram algumas mudanças na correção da redação, sendo essa mais criteriosa agora, mas estou conseguindo me adaptar a essas mudanças.

Lab Notícias: Como seus familiares e amigos reagem a sua rotina cansativa de estudos?

Luana: Minha mãe sempre me apoiou e entende a minha rotina, alguns familiares não entendem, acham perda de tempo, acham que é loucura, dizem que não tenho capacidade, entre outros. Meus amigos entendem o caminho que eu escolhi e me apoiam nele. Meu namorado entende que não é fácil passar num curso tão concorrido em uma faculdade tão concorrida, então nunca me deu pressão acerca de passar logo.

Lab Notícias :Para finalizar, quais dicas você dá para aquelas pessoas que não conseguem ter foco e disciplina para estudar?

Luana: tenha clareza do seu objetivo, porque você quer estudar? para ter melhores condições de vida? para se formar? se planejar diariamente com o que vai estudar e colocar uma simples recompensa no fim do dia (um banho quente, um filme com pipoca, um chocolate, fazer algo que gosta) também é muito importante diminuir o tempo de telas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *